O Poder do Espírito Santo - 2ª Parte

O Poder do Espírito Santo - 2ª Parte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Como o Espírito Santo agia no Antigo Testamento?

1º) Ele vinha sobre alguém

"O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias ( 2 Cron 24:20)"

Joás reinava sobre Judá e servia ao Senhor com retidão. O profeta que os guiava nos caminhos do Senhor chamava-se Joiada. Entretanto, quando Joiada morreu, o povo se prostituiu. Então, o Espírito do Senhor veio sobre Zacarias, filho de Joiada, que corajosamente profetizou contra aquela situação. Então, os idólatras o apedrejaram e Zacarias disse: " O Senhor o verá e o requererá". Depois disto, os idólatras mataram Zacarias. Um ano após estes acontecimentos, o próprio Deus multiplicou o exército da Síria e eles marcharam contra Judá e desmoralizaram o reinado de Joás. Então Joás foi abandonado pelo povo e morto no seu próprio leito. Resumindo: O Espírito Santo, quando vinha sobre alguém, dava atributos de poder e a pessoa importava-se apenas em cumprir o que Deus ordenava, independentemente das conseqüências.

2º) Ele repousava sobre alguém

"O Espírito repousou sobre eles ( Nm 11:25)"

Moisés ficou sobrecarregado de responsabilidades quando liderava o povo de Israel. Deus, então, resolveu levantar 70 anciãos para auxiliá-lo a levar a carga do povo. A Bíblia diz que o Espírito Santo estava sobre Moisés e, saindo dele, repousou sobre os 70 anciãos para que eles profetizassem e fossem capazes de auxiliar Moisés. Eles obtiveram uma capacidade dada por Deus para suportar aquela situação.

3º) Ele enchia alguém

"Eu o enchi do Espírito de Deus ( Ex 31:3)"

Quando Deus precisou levantar alguém para ser um artífice para o tabernáculo, disse a Moisés "que encheria do Seu Espírito a Bezalel e que daria a ele sabedoria, entendimento e ciência em todo o artifício para inventar invenções e trabalhar em ouro, em prata e em cobre e outras habilidades necessárias para as obras do tabernáculo".

Conclusão

O que aprendemos acima também pode acontecer nos dias de hoje. O importante é nunca nos esquecermos que o Espírito Santo está sempre ativo no meio do povo de Deus. Ele é um Agente da vontade de Deus, seja na nossa vida, na Igreja de Cristo e no mundo. Uma verdade é certa: o Espírito Santo quer operar poderosamente em nós e através de nós. Basta crer e agir!

Ronaldo Didini é pastor, jornalista, radialista, escritor e apresentador. Ficou conhecido em todo Brasil por apresentar o programa de televisão 25ª Hora, na década de 90, na Rede Record. Atualmente, é gestor e apresentador do Canal 21.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições