1º Festival Sabor Maior de gastronomia e eco-turismo promete alavancar turismo em Campo Maior (PI)

1º Festival Sabor Maior de gastronomia e eco-turismo promete alavancar turismo em Campo Maior (PI)

Atualizado: Segunda-feira, 27 Abril de 2009 as 12

Será realizado, entre os dias 30 de abril e 3 de maio, o 1º Sabor Maior, um Festival Gastronômico e Eco-Cultural no município de Campo Maior (84 km de Teresina - Piauí). O evento se concentrará no Complexo de Lazer Valdir Fortes, onde funcionará a arena gastronômica do festival, mas haverá outras atividades envolvendo roteiros turísticos pela cidade e visitas a fazendas históricas.

O objetivo do Festival é estímular o turismo na cidade, para que visitantes venham a Campo Maior a fim de conhecer as suas potencialidades e as riquezas que possui – trazendo renda para o município. O referencial como ponto atrativo será a gastronomia, que é um dos pontos fortes da cidade. Campo Maior é reconhecida na região por ter uma vocação para a culinária, especialmente com pratos à base de carne de sol, capote e carneiro.

O Secretário de Planejamento de Campo Maior, Marcos Galleno, explica que a gastronomia será uma espécie de "pano de fundo", porque várias outras atividades serão realizadas na programação do festival. Será explorado o turismo histórico, haverá um roteiro econômico, um roteiro artístico-cultural e um roteiro esportivo - de forma que o toda a cidade será envolvida e mobilizada. Com apresentações artísticas, culturais, lançamento de livro, circuito de jet ski, blitz educativa e outras atrações, o festival promete ser um grande sucesso.

No dia 30 de abril, às 18h00, será escolhido o melhor prato – criado especialmente para o evento. O concurso vai acontecer no Hotel Pousada do Lago, tendo um júri composto por nove pessoas entre profissionais liberais, jornalistas, chefs de cozinha e demais formadores de opinião.

Uma das cláusulas para participar do concurso gastronômico é trabalhar com comida regional. Os pratos poderão até conter elementos de outras culinárias, desde que a base do prato esteja relacionada aos principais produtos regionais, tais como carne de sol, carne de bode ou carneiro, e produtos derivados da caprinovinocultura. Três elementos principais serão avaliados: apresentação, criatividade e sabor. O primeiro lugar receberá uma placa de participação, passagens e hospedagem para duas pessoas para conhecer a Equipotel 2009: uma feira internacional de equipamentos, produtos e serviços para Hotéis, Flats, Restaurantes, Fast Foods, Bares, Lanchonetes, Cozinhas Industriais, Hospitais e Similares, que acontecerá em setembro no Parque do Anhembi, na capital paulista.

veja também