2º Festival Sabores do Vale contará com especialista em gastronomia internacional

2º Festival Sabores do Vale contará com especialista em gastronomia internacional

Atualizado: Sexta-feira, 24 Abril de 2009 as 12

O nome dele é Igor Furlan e terá a responsabilidade de ser pela segunda vez o juiz de um concurso de culinária. Formado em Administração Hoteleira, Furlan possui curso de extensão de Cozinheiro Chefe Internacional pelo Senac, um dos mais renomados do Brasil, e ampla experiência em consultoria gastronômica, restaurantes e eventos. Recentemente o "Chef" participou de mais um curso de especialização em Cozinha Internacional, em Mausi Sebess, na Argentina.

Depois de se surpreender com a diversidade de receitas apresentadas na primeira edição do Festival Sabores do Vale, a expectativa de Furlan é que para este ano elas sejam mais elaboradas e detalhadas. Ele diz que recebeu o convite com imensa gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho e que este evento só vem enriquecê-lo profissionalmente. "A influência da utilização de produtos aqui da região, no meu dia-a-dia, como a pupunha, os derivados do búfalo, a banana da terra, entre outros ingredientes nativos, é grande e quando combinados de forma criativa, é o casamento perfeito. Poder divulgar esses produtos de qualidade e melhor preço, para mim é uma satisfação".

A gastronomia abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. A origem da palavra vem do grego antigo e significa "lei do estômago". Nasceu do prazer proporcionado pela comida que constituiu como arte, a prática de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício. No entanto, em tempos modernos, ainda é preciso cuidados e atenção especial às tradições e ao cerimonial que cercam o cultivo e o preparo da comida. O paladar agradece.

O Concurso Festival Sabores do Vale terá a função de inserir uma tradição gastronômica no Vale do Ribeira com o intuito de, futuramente, nomear um prato típico para a região.

A segunda edição do Festival será realizada nos dias 05 e 06 de junho, na Praça Beira Rio em Registro, a partir das 19 horas, e tem como objetivo promover a cultura, criatividade, informação e oportunidade de negócios no Vale do Ribeira.

O Festival "Sabores do Vale" é uma iniciativa do SEBRAE e da ACIAR - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro, com apoio da Prefeitura Municipal de Registro.

veja também