9 combinações na alimentação que contribuem para sua saúde

9 combinações na alimentação que contribuem para sua saúde

Atualizado: Quarta-feira, 20 Janeiro de 2010 as 12

Combinar os alimentos certos faz o organismo absorver melhor os nutrientes

Arroz e feijão

Essa combinação contém quase todos os aminoácidos necessários ao corpo. Além disso, ajuda no funcionamento do intestino e regula o colesterol e a glicose no sangue.

Cenoura e soja

A vitamina A da cenoura é absorvida melhor pelo organismo quando combinada com a vitamina E da soja. Resultado: olhos protegidos e imunidade funcionando bem.

Cereais e mamão

O zinco dos cereais aumenta a absorção da vitamina A da fruta. Essa mistura combate os radicais livres, que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças.

Filé de frango e lentilha

A proteína da carne reforça a absorção de ferro do grão, prevenindo contra anemia.

Manjericão, orégano e azeite

Os efeitos anti-inflamatórios das ervas são reforçados pelo ômega-9 do azeite.

Molho de tomate e azeite

O tomate tem licopeno, que reduz o risco de câncer e de problemas cardiovasculares. Ele é absorvido melhor pelo organismo quando o alimento é cozido e combinado com azeite.

Omelete e couve

A vitamina D dos ovos contribui para a absorção do cálcio presente na verdura. Esse mineral é otimo para proteger as mulheres contra a osteoporose.

Peixe e brócolis

O selênio encontrado nos peixes melhora a absorção de glicosinolato. Esse nutriente, presente no brócolis e no repolho, reduz o risco de ter tumores.

Suco de abacaxi e feijão

A vitamina C das frutas ajuda a absorver o ferro da leguminosa. Além de aliviar problemas respiratórios, essa mistura evita a anemia.

Ligação perigosa: manga e leite

Não provoca dor de barriga nem de estômago, como diz a lenda popular. Porém, os alimentos ricos em fibras, como a manga, inibem a absorção do cálcio e do ferro presentes no leite.

veja também