A doce vida

A doce vida

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 11:39

Uma boa justificativa para se jogar no açúcar é apostar na diversão que ele pode trazer. E isso não tem nada a ver com ir ao mercado ou à confeitaria para comprar as guloseimas prontas. A ideia é que o passatempo role na própria cozinha, na companhia das crianças. Para atrair a atenção delas, vale a velha e boa tática de escolher receitas fáceis e lúdicas. Pedimos sugestões a duas doceiras, Marcella Lage, da Wondercakes, e Frida Turkie, da Fifi Doces.

Elas apostam nos cupcakes

Marcella Lage e Paula Kenan abriram a Wondercakes em 2009. Foi a época em que os cupcakes – criação inglesa que ganhou apelo popular nos Estados Unidos – chegaram ao Brasil fazendo muito barulho. A comoção por aqui foi tanta que eles viraram sinônimo de lembrancinha de festa. Marcella é quem controla as forminhas e uma equipe grande na cozinha de seu estabelecimento, em São Paulo. São mais de 1000 cupcakes produzidos diariamente.

"Entre os fregueses mirins, o bolinho recheado de brigadeiro de morango é campeão de preferência", diz Marcella. Por isso, foi essa a receita que ela escolheu para nos ensinar, além de mostrar diversas possibilidades de cobertura para fazer junto com as crianças (veja as fotos). "Na hora da batedeira e na hora das coberturas, as crianças adoram", diz. "São dois momentos seguros para fazer com elas. É melhor afastá-las do forno enquanto estiverem assando", avisa. Simples, a receita combina basicamente farinha, ovos, manteiga e açúcar. "A cobertura depende da criatividade, existem infinitas possibilidades, das mais singelas às mais sofisticadas", diz Marcella.

Dona Fifi e os clássicos caseiros

Frida Turkie, a Fifi, ficou conhecida em São Paulo por suas habilidades como doceira. No início, fazia marrom glacê para os amigos. Especializou-se em confeitaria e atualmente confecciona doces finos para festas e eventos. Ela sugere duas possibilidades para fazer com os pequenos. A primeira, mais simples, é de brigadeiro. "A diferença fica por conta da apresentação, com os confeitos coloridos. Se preferir, sirva em copinhos e coloque pedaços de fruta junto", diz a quituteira.

Outra opção é derreter, separadamente, barras de chocolate ao leite e branco. Quando estiverem mornos, espete morangos, uvas, bananas em espetinhos longos e mergulhe-os no chocolate.

Cupcake de brigadeiro de morango

Receita da Wondercakes

Rendimento: 24 bolinhos

Ingredientes

Brigadeiro de morango

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 12g de gelatina vermelha

Cupcake

200g de manteiga 4 ovos 355g de farinha de trigo 220ml de leite 10ml de essência de baunilha 14g de fermento em pó 380g de açúcar refinado

Modo de preparo

Brigadeiro de morango

Coloque todos os ingredientes em uma panela e aqueça em fogo médio. Mexa até engrossar. Reserve.

Cupcake

Com uma batedeira, bata o açúcar e a manteiga até que a mistura fique bem clara e firme. Adicione os ovos inteiros um a um e continue batendo. Raspe sempre as laterais da tigela, aproveite tudo e deixe a massa bem homogênea. Em uma tigela menor, misture o leite e a baunilha. À massa com açúcar, acrescente lentamente a farinha de trigo e o leite, misturando bem. Por último, junte o fermento e mexa com uma colher de pau. Preencha 3/4 das forminhas (de alumínio, inox ou cerâmica), deixando espaço para o cupcake crescer. Asse os bolinhos em forno médio durante 25 minutos.

Finalização

Depois que os bolinhos esfriarem, perfure a massa pela parte de cima, abrindo um cone. Faça isso utilizando uma faca pequena ou uma colher de chá. Prepare uma calda rala de açúcar (açúcar, água e cravo fervidos até adquirir ponto de calda) e despeje dentro dos furos para a massa ficar molhadinha. Recheie com o brigadeiro de morango e use-o também para a cobertura. Decore com confeitos ou granulado.

Brigadeiro

Receita da Fifi Doces

Rendimento: 35 docinhos

Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de chocolate em pó Manteiga para untar Confeitos e granulados coloridos para decorar

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes. Mexa sem parar. Depois que ferver, mexa por mais 10 minutos ou até que desgrude da panela. Coloque em um refratário untado ou papel vegetal e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga, pegue uma porção com o auxílio de uma colher de sobremesa e faça bolas médias. Cubra com os granulados coloridos.

veja também