A massas é um acaso da história!

A massas é um acaso da história!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

A massa  é um acaso da história!

Qual terá sido o primeiro dia que o homem realmente colocou a mão na massa?

Heloisa Fernandes

[email protected]

Esta é uma dúvida que persiste ainda hoje. Afinal, é muito difícil acreditar que as tão famosas, práticas e gostosas massas, tenham surgido por obra do acaso. Mas, por incrível que possa parecer tudo indica que foi isso mesmo que aconteceu.

Uma das histórias mais conhecidas sobre a origem das massas nos dia que foi o veneziano Marco Pólo (que no século XIII viajou à China e lá viveu por muitos anos), quem teria levado o segredo do macarrão para a Europa, ao retornar à Itália. Porém, um baixo-relevo etrusco (um dos povos primitivos que habitavam a região da atual Itália), encontrado perto de Roma, mostra um rolo de macarrão e uma mesa aparentemente usados para abrir e fazer massa.

Tenham sido inventadas na China, na Itália, na América, na África, ou em alguma ilha perdida, o que importa mesmo é que hoje as massas são alimentos consumidos em praticamente todas as partes do mundo. Não por acaso, de país para país elas recebem nomes diferentes, mas que no fundo têm a mesma origem. Vai daí que o talharim, por exemplo, é noodles na Inglaterra, nouilles na França e nudeln na Alemanha – todas as palavras provenientes do latim nodelus, que significa "nó", numa clara referência ao emaranhado em que o talharim se transforma depois de cozido.

Muito provavelmente, o nó que cerca a origem das massas talvez nunca venha a ser totalmente desfeito. Mas, felizmente, saber o que fazer criar e inventar com elas daqui pra frente está totalmente em nossas mãos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições