A salada de cuscuz marroquino com legumes grelhados

A salada de cuscuz marroquino com legumes grelhados

Atualizado: Terça-feira, 6 Dezembro de 2011 as 11:55

Ingredientes

1 unidade pimentão vermelho, cortado ao meio sem semente 1 unidade pimentão amarelo, cortado ao meio sem sementes 1 unidade abobrinha com casca 2 unidades berinjela com casca 1 unidade pedaço de abóbora pequeno 4 unidades folhas de louro 1 unidade pau de canela 1 unidade pedaço de gengibre ralado 2 unidades dentes de alho picado azeite extra virgem a gosto ½ colher chá pimenta malagueta seca (opcional) 250 g cuscuz marroquino 1 unidade cebola picada bem fina 75 g passas sem caroço 300 ml água fervendo 400 ml vinho branco 2 colheres sopa hortelã fresca picada 1 unidade suco de uma laranja salsa picada a gosto sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça o forno a 200º, corte a abobora em pedaços e leve ao forno para assar junto com o pimentão vermelho e o amarelo num tabuleiro regado com azeite. Asse até dourar virando uma vez.

Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite, corte a abobrinha e a berinjela de modo que só use as cascas (guarde o miolo para sopa). Corte em tiras e depois em quadradinhos e refogue no azeite.

Enquanto isso, prepare o cuscuz, aquecendo um pouco de azeite em uma panela.

Adicione a cebola e o alho e refogue por 5 minutos ou até dourar. Junte a canela, o gengibre e o vinho e deixe ferver em fogo baixo. Reserve.

Coloque o cuscuz em uma tigela e hidrate com a água quente. Deixe descansar e solte com o garfo.

Adicione a salsinha, a hortelã, as passas, os legumes grelhados picados, sal e pimenta. Misture tudo com um garfo delicadamente.

Tempere com a redução do vinho peneirado e com azeite. Leve a geladeira.

DICAS E SUGESTÕES

Pode grelhar camarão ou peito de frango com azeite e ervas e colocar no cuscuz.

Pode adicionar nozes picadas grosseiramente.

Foto enviada por Fina Estampa

veja também