A torta aberta de calabresa

A torta aberta de calabresa

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 11:32

Ingredientes

Ingredientes para a massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 tablete de caldo de galinha esfarelado 2 colheres (sopa) de margarina à temperatura ambiente

Ingredientes para o recheio

2 colheres (sopa) de óleo 5 dentes de alho picados 1 cebola cortada em rodelas 1/2 kg de linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas Molho de pimenta 200 g de mussarela ralada Rodelas de tomate Orégano Azeite de oliva

Modo de preparo

Modo de preparo da massa

Coloque os ingredientes secos numa tigela, abra uma cova no centro e acrescente a margarina, mexendo até incorporar toda a farinha. Passe a massa para a mesa enfarinhada e trabalhe levemente com as mãos. Depois, cubra-a e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Modo de preparo do recheio

Aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a linguiça e frite mais um pouco. Tempere com molho de pimenta a gosto, passe para um prato e deixe esfriar. Preaqueça o forno em temperatura média. Abra a massa e estenda-a numa fôrma de aro removível untada. Espalhe a mussarela ralada e acrescente as rodelas de linguiça, alternando-as com rodelas de tomate.

Polvilhe com orégano a gosto e regue com azeite de oliva. Leve ao forno já quente para assar por uns 30 minutos, quando a massa deverá estar dourada. Deixe descansar por 20 minutos antes de desenformar e servir.

Sugestão

Se gostar, decore com ervas de sua preferência, azeitonas, rodelas de ovo cozido etc.

Foto: Marcelo de Breyne

veja também