A torta moqueca de camarão

A torta moqueca de camarão

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 10:44

Ingredientes

Ingredientes para a massa

2/3 xícara (chá) de gordura vegetal (150 g) 1 colher (sopa) de margarina 2 ovos 2 gemas 1 colher (sobremesa) de sal 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 1/2 kg) 1 ovo batido para pincelar

Ingredientes para o recheio

1 cebola média picada 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 4 tomates, sem pele nem sementes, picados 1 xícara (chá) de pimentão verde picado 1 xícara (chá) de pimentão vermelho picado 1/2 kg de camarão limpo 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado 1 tablete (100 g) de margarina 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 1/2 xícaras (chá) de leite 1 vidro de leite de coco 1 pacote (100 g) de queijo parmesão ralado 1 colher (sobremesa) de sal 1 colher (chá) de molho de pimenta

Modo de preparo

Modo de preparo da massa

Misture bem a gordura, a margarina, os ovos, as gemas e o sal. Vá acrescentando a farinha aos poucos até a massa soltar das mãos. Cubra e deixe descansar por 15 minutos.

Modo de preparo do recheio

Em uma panela, refogue a cebola no azeite, junte o tomate e os pimentões e deixe cozinhar até reduzir bem o molho. Acrescente o camarão e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione o cheiro-verde, retire do fogo e deixe esfriar. Em outra panela, derreta a margarina e doure a farinha até formar uma pasta. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não encaroçar. Adicione o leite de coco e mantenha em fogo baixo até engrossar. Retire do fogo, junte o refogado de camarão e metade do queijo ralado, tempere com o sal e o molho de pimenta, misture e deixe esfriar.

Montagem

Abra 3/4 da massa e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro. Distribua o recheio e polvilhe o restante do queijo ralado. Com o restante da massa, faça a tampa e as tiras para decorar. Cubra a torta e forme um gradeado por cima. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido. Depois de assada, pincele com o ovo batido e volte ao forno para dourar.

Foto: Marcelo de Breyne

veja também