Alimente-se corretamente na gravidez com receita de frango apimentado

Alimente-se corretamente na gravidez com receita de frango apimentado

Atualizado: Terça-feira, 5 Outubro de 2010 as 11:06

A gravidez sempre chega cercada de mitos e precauções. Quando se está no período de gestação, alguns cuidados devem ser tomados. Todas as atitudes devem levar em conta as semanas que o feto possui.

Conforme amadurece, o bebê precisa de nutrientes que são ingeridos pela mãe. O que não significa que se deve comer de tudo, porque está "comendo por dois". A mulher precisa de uma dieta balanceada que leve em consideração suas necessidades e as do filho.

"O Livro de Receitas da Grávida Saudável", da Publifolha, prepara as futuras mamães para lidar com os enjoos, as dores e a substituir alimentos que deve evitar. As receitas mostram também que não é preciso abrir mão de delícias.

Além dos pratos, divididos de acordo com a época da gestação, o livro traz tabela nutricional, explicação de quais vitaminas são essenciais e finaliza com uma dieta para voltar à boa forma, depois que o bebê nasceu.

Saiba a seguir como preparar um peito de frango bem condimentado:

Peito de frango apimentado com molho de abacate e milho

Acredita-se que os pratos condimentados ajudem a refrescar o corpo. Então, prove este frango apimentado para diminuir o calor gerado pela gravidez. O abacate dá ao molho uma textura cremosa, e o milho contribui para deixá-lo "fresco".

*Contém: * ácido fólico e ferro

Preparo: 15 minutos

Cozimento: 5 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

4 peitos de frango sem pele e sem osso (cerca de 550 g no total) 1/2 colher (chá) de sal marinho 5 colheres (chá) de tempero mexicano 1 colher (sopa) de óleo de canola

Molho

1/2 cebola roxa picada finamente grãos de 1 espiga de milho 25 g de coentro picado suco de 2 limões 1/2 colher (chá) de sal marinho 1 abacate maduro cortado em cubos pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de Preparo

1. Para preparar o molho, misture a cebola roxa, o milho, o coentro, o suco de limão e o sal em uma vasilha média. Com cuidado, junte o abacate. Tempere com pimenta, cubra a vasilha e reserve.

2. Tempere os peitos de frango com o sal e o tempero mexicano (de ambos os lados). Aqueça o óleo numa frigideira grande, em fogo alto. Ponha o frango na frigideira e grelhe por cerca de 5 minutos. Vire e grelhe do outro lado por mais 5 minutos, até o frango ficar bem cozido e dourado.

3. Divida o frango entre 4 pratos, ponha o molho por cima e sirva.

Observações

Você também pode usar milho congelado ou em lata. O molho pode ser preparado várias horas antes e armazenado em temperatura ambiente. A acidez do suco de limão evitará que o abacate escureça.

Dica: O abacate é uma boa fonte de ácido fólico e de gorduras benéficas ao coração. No início do primeiro trimestre, o ácido fólico é importante para prevenir malformação do tubo neural.

veja também