Alimentos funcionais, benéficos à saúde, é destaque na TecnoLáctea 2009

Alimentos funcionais, benéficos à saúde, é destaque na TecnoLáctea 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Mudar a idéia de que os produtos industrializados podem fazer mal à saúde é um dos desafios da indústria alimentícia. Os consumidores procuram alimentos saudáveis e os fabricantes estão atentos a essa exigência.

Hoje, muitas empresas começam a investir nos alimentos funcionais, que promovem benefícios à saúde. Alguns fabricantes oferecem queijos com adição de fibras, que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestivo. Outras apostam no cálcio em produtos como o leite e o requeijão. E ainda, queijos com 0% de gordura. O esforço das empresas para fabricar produtos mais saudáveis mostra que esse comportamento é uma nova tendência de mercado.

A indústria vem expandindo as linhas para as versões light e diet, para atender ao público que precisa ou quer fazer dieta. A Blending do Brasil, participante da TecnoLáctea & Sorvetes 2009 - que acontece de 5 a 7 de maio no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo -, aposta nessa área e ampliou a linha de coberturas de baixa caloria, que podem ter redução de até 50% se comparadas às demais. As novidades são as coberturas de Amarena e de Limão Siciliano com pedaços de limão, todas em versão diet.

As bases dos sorvetes da Blending também acompanham a tendência, com a opção de produto sem açúcar e com menor quantidade de gorduras. Segundo Miriam Pavani, engenheira de alimentos da empresa, apesar de ser diet e light, "já é possível fazer um sorvete tão bom quanto o normal, com textura, doçura, sabor e cremosidade. Basta apenas acrescentar leite em pó, água e saborizante também diet. Isso é muito importante, já que o Brasil tem cerca de 10 milhões de diabéticos".

Seguindo essa tendência, outras empresas passaram a oferecer linhas de sorvetes livres de gordura trans. Esse tipo de gordura pode causar problemas cardiovasculares. Por isso, muitos consumidores estão atentos às embalagens.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições