Alimentos que combatem o estresse

Alimentos que combatem o estresse

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 11:20

A má alimentação pode ser um fator adicional de estresse ao corpo, pois enfraquece o sistema imunológico e cria ambientes propícios para inflamações, deixando-nos mais vulneráveis a doenças. Por isso, ficar de olho nos alimentos que você leva à mesa podem ajudar a aliviar a tensão, a ansiedade e todos os outros incômodos do estado de estresse.

Cardápio contra o estresse:

- Camomila: a erva tem efeito calmante e relaxante. Faça um chá quentinho e tome antes de deitar.

- Aipo: além de ter pouca caloria, sendo uma excelente alternativa de lanche para quem está de dieta, a hortaliça contém flavonóides e compostos antioxidantes que ajudam a impedir o estresse oxidativo no corpo.

- Coentro: a erva foi usada durante muito tempo pela medicina popular iraniana para aliviar estresse e ansiedade. Hoje a medicina moderna mostra associações entre esse condimento e o humor. Estudos demonstram que o coentro possui propriedades sedativas e de relaxate muscular.

- Laranja: além de excelente fonte de vitamina C, a fruta ajuda o corpo na luta contra os efeitos do estresse. O simples ato de cheirar a fruta reduz a ansiedade e melhora o humor.

- Frango, atum, salmão e cogumelo: ricos em niacina, também conhecida como vitamina B3, muito importante para a produção de energia, além de diminuir a depressão e a ansiedade.

- Sementes de girassol, feijão preto e milho: fontes de tiamina (vitamina B1), esses alimentos fornecem energia ao corpo e coordenam as atividades de nervos e músculos, além de diminuir a irritação.

- Pimenta, espinafre e banana: fontes de vitamina B6,esses alimentos fortalecem o sistema nervoso e ajuda o corpo na luta contra sensações de pânico e ansiedade.

- Carne, peixe e iogurte: os alimentos contêm vitamina B12, que promove o desenvolvimento adequado das células nervosas. Palpitações cardíacas e fadiga são comuns em pessoas que sofrem de ansiedade associada a baixos níveis de vitamina B12.

veja também