Aperitivos leves com peixe enlatado

Aperitivos leves com peixe enlatado

Atualizado: Sábado, 2 Fevereiro de 2008 as 12

Cestinhas de Pastel Recheadas com Creme de Atum e Palmito

Ingredientes:

1 lata de Atum em Pedaços em Óleo 1/2 (chá) de palmito picado 2 colheres (sopa) de azeitona verde picada 1 colher (sopa) de cheiro verde picado 3 colheres (sopa) de requeijão sal e pimenta do reino a gosto cerca de 16 discos de pastel (de 11 cm de diâmetro) Modo de Preparo:

.Aqueça o óleo do Atum Gomes da Costa, junte o palmito e refogue rapidamente. Acrescente o Atum, a azeitona, o cheiro verde e o requeijão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve. Preencha metade da capacidade de uma panela pequena (cerca de 16 cm de diâmetro) com óleo e leve ao fogo para aquecer. Coloque cada massa de pastel no óleo quente e aperte o centro da massa contra o fundo da panela com um cabo de uma colher de pau. Frite rodando a cestinha ou jogando óleo sobre ela, para que fique dourada por igual. Retire cada cestinha do óleo e escorra em papel toalha. Sirva cada cestinha recheada com cerca de 1 colher (sopa) do refogado quente de atum.  

Rendimento: 16 cestinhas

Tempo de Preparo: 5 minutos

Tempo de Cozimento: 15 minutos

Dica: As cestinhas devem ser fritas individualmente.

Variação:  Substitua a azeitona verde por preta.

Canapés de Omelete de Sardinha

Ingredientes:

3 ovos grandes (240g) 2 colheres (sopa) de leite 1 lata de Sardinha em Óleo Sal a gosto ½ colher (sopa) de óleo Modo de Preparo:

Numa tigela, bata com um garfo os ovos inteiros, o leite e o óleo da Sardinha até obter uma mistura homogênea. Junte a Sardinha e tempere com sal a gosto. Numa frigideira média (com cerca de 20cm de diâmetro) anti-aderente, aqueça o óleo e despeje a mistura de sardinha. Cozinhe em fogo brando até a omelete começar a dourar e as bordas e o centro começarem a ficar firmes. Vire a omelete e cozinhe do outro lado. Despeje num prato e corte em pedaços. Coloque cada pedaço de omelete sobre uma base e enfeite a gosto. Sirva quente ou frio.  

Rendimento: 20 a 30 canapés

Tempo de Preparo: 5 minutos

Tempo de Cozimento: 20 minutos

Dica: Essa omelete pode ser feita no forno. Neste caso, unte um refratário retangular pequeno (16x26cm), despeje a preparação e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 15 minutos ou até que a omelete esteja firme.

Variação: A base do canapé pode ser cenoura, torrada de pão sírio, biscoito amanteigado, rodela de pepino, meio tomate cereja etc. Os enfeites também podem variar: azeitona, tomate, cenoura, pepino, cebolinha, salsinha etc.

Consultoria: Gomes da Costa

veja também