Aprenda a fazer a coxinha do bar Veloso, uma das melhores da cidade

Aprenda a fazer a coxinha do bar Veloso, uma das melhores da cidade

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 12:38

Uma das melhores coxinhas da cidade é a do bar Veloso. Inaugurado em 2005, o estabelecimento do jornalista Otávio Canecchio Neto teve o salgado incluído no cardápio três meses após sua inauguração.

Até ser encontrada a fórmula das coxinhas cremosas e sequinhas foram meses de testes, segundo o proprietário, que não imaginava a notoriedade que o quitute iria alcançar. "Vem gente do estado inteiro para prová-la", conta.

Ingredientes

Rendimento: cerca de 40 unidades

Massa

500 gramas de farinha de trigo 1 litro de água 150g de manteiga 1 colher (sopa) de sal Recheio

500 gramas de peito de frango cozido e desfiado 600 gramas de Catupiry 10 gramas de alho moído (1 colher de sopa) 1 colher de sopa de óleo 1 colher de sopa de tempero pronto (Sazón) Uma pitada de sal 1 colher de sopa de salsinha picadinha

Para empanar

1kg de farinha de rosca 500ml de leite 1 ovo

Modo de preparo

Coloque a água em temperatura ambiente em uma panela e adicione a manteiga e o sal. Leve ao fogo e observe: quando começar a ferver, acrescente a farinha e mexa com um batedor de arame. A massa está pronta quando não estiver pegando nem nos dedos e nem no fundo da panela.

Reserve a massa por ao menos cinco minutos. Enquanto isso, faça o recheio: coloque o óleo numa frigideira e leve o alho para dourar. Adicione o frango, que vai sendo temperado aos poucos: primeiro o tempero pronto, depois o sal e por ultimo a salsinha.

Retire do fogo e reserve até esfriar para não derreter o Catupiry agora - a ideia é que ele derreta só quando a coxinha for frita.

Com o frango já frio, misture ao Catupiry. Em outra tigela, misture o ovo delicadamente com leite.

Na hora de montar as coxinhas, pegue uma quantidade de massa suficiente para encher a mão e misture um pouco para que ela fique homogênea. Estique na palma das mãos e depois coloque sobre os dedos. Coloque meia colher de sopa do recheio no meio da massa e segure com o dedão. Com a outra mão, faça uma meia lua e vá cobrindo o recheio com a massa e dê forma à coxinha.

Coloque a coxinha imersa no leite, tempo o suficiente para modelar a seguinte. Depois, passe na farinha de rosca.

Esquente uma panela funda com quatro dedos de óleo até ficar bem quente. Coloque as coxinhas e deixe até dourar. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre um papel toalha.

Sirva em seguida.

veja também