Aprenda a fazer bolo rápido de iogurte

Aprenda a fazer bolo rápido de iogurte

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 12:07

O iogurte faz parte do cardápio brasileiro. Nos supermercados, a oferta é grande. Tem gente que até prefere fazer sua própria versão no conforto do lar. No entanto, pouca gente sabe que a história do iogurte remonta ao naturalista romano Plínio

Segundo (23 -79), também conhecido como Plínio, o Velho. Foi ele que observou o conhecimento do povo bárbaro, que segundo ele, sabia “engrossar o leite em uma matéria de acidez agradável”. Além de citar o iogurte como tendo uma “essência divina”, ele disse ainda que o produto servia como remédio para diversos males.

Já ao fim do século 19, o bacteriologista russo Élie Metchnikoff (1945-1916), prêmio Nobel de 1908, descobre que o iogurte tem efeito contra desordens intestinais. Utilizado no mundo inteiro, sobretudo pelos franceses e alemães - seus maiores consumidores -, o alimento feito à base de leite é versátil e pode ser incluído em diversas receitas.

Normalmente, como explica a nutricionista Vani Bessa, de São Paulo, o iogurte surge a partir da ação de bactérias consideradas boas para a saúde. “Elas se alimentam do açúcar presente no leite e liberam ácido lático”. Segundo ela, essa característica faz com que o iogurte tenha menos lactose que o leite e que, por isso, é um alimento que pode ser melhor digerido.

Se você está cansado de sempre tomar o seu iogurte no potinho, que tal preparar um bolo usando iogurte como ingrediente? Siga a receita e incremente ainda mais o seu chá da tarde.

Receita de bolo de iogurte

Ingredientes

1 pote de iogurte natural (guarde o pote para o resto da receita)

2 potes de açúcar

6 potes de farinha

2 potes de óleo de amendoim

Algumas gotas de essência de baunilha

3 ovos

1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer

Misture o iogurte, o açúcar e os ovos inteiros até que a misture se torne clara. Depois, junte o óleo, a farinha e o fermento. Misture bem novamente. Depois é só jogar a massa em uma forma e levar ao forno preaquecido em 180°.

veja também