Aprenda a fazer molhos com pesto e pimenta vermelha

Aprenda a fazer molhos com pesto e pimenta vermelha

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

Primeiro de abril é o Dia do Tomate, e nada melhor para comemorar a data que provar alguma massa com um caprichado molho de... tomates. Além de saboroso, o fruto possui licopeno, que protege o organismo de coágulos no sangue. O consumo de tomate também ajuda o portador de diabetes tipo 2 a se defender dos danos arteriais provocados pelo colesterol LDL, quase no mesmo nível de uma dose alta de suplementos de vitamina E.

Abaixo, veja duas receitas de molhos --um com pimenta vermelha e outro com pesto-- retiradas do livro "Molhos para Massas" (Marco Zero). Veja, também, como preparar ovos cozidos no tomate, sugestão de "Como Conviver com o Diabetes" (Publifolha).

Molho de tomate com pimenta vermelha

Porções: 4-6. Preparo: 10 min. Cozimento: 15 min. Dificuldade: nível 1.

Ingredientes

2 dentes de alho picados 1 colher (sopa) de salsa picada 1 pimenta vermelha fresca picada 90 ml de azeite extravirgem 500 g de tomates maduros, firmes, sem pele e cortados grosseiramente Sal 500 g de espaguete de trigo integral ou outra massa seca longa Modo de preparo

1. Refogue o alho, a salsa e a pimenta no azeite, em uma frigideira grande, em fogo médio, por 2 minutos, até o alho dourar.

2. Misture os tomates e cozinhe em fogo alto até desmanchar, cerca de 10 minutos.

3. Tempere com sal e tire do fogo.

4. Cozinhe a massa em uma panela com água fervente e sal, até ficar al dente.

5. Escorra e adicione o molho. Mexa bem em fogo alto, até o molho aderir à massa. Sirva quente.

Sugestão do livro "Molhos para Massas", que ensina 39 tipos de molhos, clássicos e modernos, para massas secas ou frescas.

Molho pesto com tomates-cerejas

Porções: 4-6. Preparo: 25 min. Cozimento: 30 min. Dificuldade: nível 1.

Ingredientes

750 g de tomates-cerejas, cortados ao meio 90 ml de azeite extravirgem Sal e pimenta branca moída na hora 60 g de manjericão fresco 60 g de parmesão ralado na hora 2 dentes de alho, descascados 45 g de amêndoas descascadas 500 g de linguine, espaguete ou outra massa longa Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180º C.

2. Disponha os tomates sobre uma folha de papel-manteiga em uma assadeira, com o lado cortado virado para cima e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Salpique levemente um pouco de sal e pimenta.

3. Asse por 15 minutos.

4. Misture o manjericão, o parmesão, o alho, as amêndoas e o restante do azeite em um processador, e bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta.

5. Cozinhe a massa em uma panela com água fervente e sal, até ficar al dente. Escorra bem e coloque em um refratário aquecido.

6. Adicione o pesto e os tomates-cerejas assados e mexa delicadamente. Sirva quente.

Sugestão do livro "Molhos para Massas", que ensina 39 tipos de molhos, clássicos e modernos, para massas secas ou frescas.

Como utilizá-lo: Beba suco de tomate regularmente. Cozinhe os tomates para liberar mais licopeno --grelhe, asse no forno ou frite com um pouco de azeite. Apesar de conter licopeno, o ketchup não é a melhor fonte, já que provavelmente irá consumi-lo em pequenas quantidades, além de ter a desvantagem de conter sal.

Tomate pode proteger o portador de diabetes de danos arteriais causados pelo colesterol  

OVOS COZIDOS NO TOMATE

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

5 tomates grandes e firmes 4 ovos enriquecidos com ômega-3 1 talo de cebolinha picada 8 folhas de manjericão rasgadas Pimenta-do-reino moída na hora Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180º C.

2. Corte uma tampa na parte superior de 4 tomates. Retire a polpa. Coloque os tomates em uma assadeira e quebre um ovo dentro de cada um. Tempere com pimenta-do-reino e asse por 15 minutos.

3. Pique bem as tampas, a polpa e outro o tomate. Coloque em uma panela com a cebolinha e as folhas de manjericão e cozinhe em fogo brando por 10 minutos.

4. Derrame o molho sobre os tomates recheados e sirva imediatamente.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também