Aprenda a fazer os bolinhos de bacalhau do Mercadão

Aprenda a fazer os bolinhos de bacalhau do Mercadão

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 8:51

O bolinho de bacalhau do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, é um dos mais conhecidos da cidade. Se você já teve a chance de experimentar e quer comer de novo, ou nunca experimentou e tem vontade, a hora é essa.

Edu Guedes foi até o Mercadão e trouxe a receita para você.

Ingredientes

Um kg de bacalhau Água, o suficiente para deixar de molho Azeite de oliva, o suficiente 300 g de batata cozida e amassada Quatro colheres (sopa) de amido de milho Dez dentes de alho amassados 50 ml de azeite de oliva extravirgem Duas colheres (sopa) de salsinha picada Óleo quente, o suficiente Um ovo Modo de preparo

Para dessalgar o bacalhau, coloque-o de molho na água. Troque-a de três em três horas, por seis vezes. Em seguida, cozinhe o bacalhau e desfie-o. Deixe esfriar. Regue o bacalhau com o azeite de oliva e deixe descansar por 12 horas. Acrescente a batata e misture bem. Em seguida, acrescente, nesta ordem e sem parar de mexer, o amido, o ovo, o alho, o azeite e a salsinha, e misture até que fique homogêneo. Unte as mãos com um pouco de azeite e modele os bolinhos. Frite-os no óleo quente.

Rendimento: 20 unidades

Tempo de preparo: 40 minutos (+ 30 horas para dessalgar o bacalhau, cozinhá-lo e deixá-lo descansar no azeite)

Grau de dificuldade: moderado

veja também