Aprenda a fazer profiteroles de pão de mel

Aprenda a fazer profiteroles de pão de mel

Atualizado: Segunda-feira, 21 Junho de 2010 as 3:16

Viciados em doces: preparem a gula para o profiterole! Além de saborosa, a sobremesa originária da França até parece uma obra de arte. Aliás, o capricho é uma característica da culinária desse país. Os franceses são precursores na produção confeiteira ornamental, que também ficou conhecida como pâtisserie e influenciou o surgimento da confeitaria em outros países. Além dos profiteroles, outras sobremesas como o crepe suzette, o doce mil-folhas e a torta tatin também são típicos do país.  

Ingredientes para a massa:

225 g de farinha de trigo Dois ovos 100 g de chocolate em pó 200 ml de mel 30 g de bicarbonato de sódio 250 ml de água ou leite Modo de preparo:

Bater as claras em neve e reservar. Colocar a calda de açúcar mascavo fria em uma batedeira, juntar as gemas, o chocolate, o mel, a água e o bicarbonato, bater bem até ficar homogênea. Juntar as claras em neve delicadamente. Encher forminhas de pão de mel até a metade, untadas com manteiga e farinha de trigo e levar ao forno a 200° C, preaquecido por dez minutos.

Calda de açúcar mascavo:

250 g de açúcar mascavo 250 ml de água 10 g de cravo moído 10 g de canela em pó Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes em uma panela funda e colocar no fogo, quando levantar fervura, baixar o fogo e cozinhar por seis minutos. Deixar esfriar.

Calda de chocolate:

250 ml de leite 50 g de manteiga 100g de açúcar Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo, deixar ferver, sem mexer, até engrossar. Deve ficar em ponto de fio grosso.

Recheio:

Uma lata de leite condensado cozido por 25 minutos em  panela de pressão (até virar doce de leite) Uma bola de sorvete de creme Montagem:

Cortar os pãezinhos de mel ao meio, rechear com doce de leite, uma bola de sorvete de creme e despejar a calda de chocolate de modo que o profiterole fique todo coberto. Decorar com uma folha de hortelã.

Rendimento: 36 profiteroles

Tempo de preparo: duas horas

Restaurante Casinha de Monet

Onde: r. Francisco Leitão, 713 – Pinheiros - São Paulo - SP

Informações: (0xx11) 3032-7403

veja também