Aprenda a fazer sobremesa com biscoito champagne e geleia

Aprenda a fazer sobremesa com biscoito champagne e geleia

Atualizado: Terça-feira, 1 Fevereiro de 2011 as 11:29

O Instituto Refazer se ocupa das crianças e adolescentes que estiveram internadas por conta de tratamentos contra o câncer, evitando que voltem para o hospital. O trabalho desta ONG consiste em ajudar, também, a família a receber os pacientes.

Para continuar com este trabalho e arrecadar fundos, o Refazer convidou diversos chefs e cozinheiros de horas vagas a ceder receitas para "Em Torno da Mesa". O livro, editado em parceria com a editora Senac, traz receitas de 46 voluntários, que servem para todas as ocasiões.

Yontá Astua de Moraes é casada com um diplomata. Tendo morado em diferentes países por conta da profissão do marido, pode desenvolver seus dotes culinários com receitas de diferentes culturas. Tornou-se uma colecionadora de livros de receita e já testou muitas das que possui.

A sobremesa diplomate é uma das que Yontá cedeu ao projeto. Veja como prepará-la.

Diplomate

Esta é uma receita que deve ser feita de véspera.

Ingredientes

Massa

- 1 dúzia de biscoitos champagne

- 1 copo de água

- 3 colheres (sopa) de açúcar

- 1 copo de rum

- 1 pote de geleia de damasco

Creme de baunilha

- ½ litro de leite

- 5 a 7 gotas de concentrado de baunilha

- 3 ovos

- 3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar

- 1 punhado de cerejas para enfeitar

Modo de preparar

Massa

Colocar os biscoitos champagne no fundo de uma saladeira. Fazer uma calda de açúcar com um copo de água e três colheres de sopa de açúcar. Cozinhar durante 5 minutos. Quando esfriar, acrescentar um copo de rum, vertendo o líquido sobre os biscoitos. Quando estes estiverem bem impregnados, cobri-los com uma camada de geleia de damasco.

Creme de baunilha

Para preparar esse creme, ferver o leite. Quando tiver esfriado, acrescentar de 5 a 7 gotas de concentrado de baunilha. Deixar esfriar. Bater 3 ovos com 3 ou 4 colheres de sopa de açúcar. Verter o leite já frio sobre os ovos e colocar tudo num recipiente bem limpo. Recolocar sobre fogo baixo até o ponto imediatamente antes da fervura (cuidado para não ferver, senão talha!). Apagar o fogo, deixar esfriar e pôr na geladeira. No momento de servir, bater o creme, agregando algumas cerejas, e colocar sobre a cobertura de geleia.

veja também