Aprenda a fazer tiramisù com receita de restaurante italiano

Aprenda a fazer tiramisù com receita de restaurante italiano

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 12:50

Até o próximo dia 24, o restaurante italiano Dolce Villa participa do Festival Mesa na Cidade. A evento reúne 23 casas em torno da proposta de criar cardápios exclusivos a preços promocionais harmonizados com vinhos argentinos.

No Dolce Villa, a chef Lindinha Sayon criou um menu fechado com polenta ao queijo Roquefort e cogumelos de entrada. Como prato principal, mignon e tagliatelline ao pesto e, para a sobremesa, ela oferece o tradicional tiramisù.

Para acompanhar o menu promocional, que sai por R$ 95, os vinhos argentinos ganham 20% de desconto.

O festival Mesa na Cidade faz parte do evento Semana Mesa SP, que acontece na capital na próxima semana promovendo palestras, aulas e degustações com grandes chefs brasileiros e convidados estrangeiros.

Confira abaixo a receita de tiramisù da chef Lindinha Sayon:

Tiramisù

Ingredientes para cerca de 8 porções:

360g de biscoitos champagne 300ml de café pronto sem açúcar 4 colheres (sopa) de autêntico vinho do Porto 500g de mascarpone 220g de açúcar 2 ovos inteiros, mais três gemas cacau em pó para pulverizar

Preparo:

Prepare o creme: na batedeira, bata os ovos inteiros com as gemas e o açúcar. Depois desligue o aparelho e junte delicadamente, mexendo com uma colher, o mascarpone.

À parte, numa vasilha, coloque o café e misture-o com o vinho. Rapidamente, vá banhando os biscoitos nessa mistura e arrumando-os nas taças ou recipiente de bordas altas, em que irá servir o doce.

Sobre a camada de biscoitos embebidos, forme uma de creme de marscarpone. Sobre ele, polvilhe cacau em pó.

Forme outra camada de biscoitos embebidos. Sobre eles, passe o creme restante. Leve à geladeira. Para ficar mais saboroso, é bom preparar o tiramisù algumas horas antes de servir. Pouco antes de servir, puverize o tiramisù com cacau em pó.

Dolce Villa

R. Pedroso Alvarenga, 554, Itaim Bibi, tel.: 0/xx/11/3167-0007

veja também