Aprenda a fazer uma ceia light

Aprenda a fazer uma ceia light

Atualizado: Sexta-feira, 5 Dezembro de 2008 as 12

O Natal está chegando e com ele aquela ceia Maravilhosa ! Com esta refeição tão farta, nos preocupamos em como não ganhar aqueles quilinhos a mais. O ideal é que a ceia continue sendo saborosa, porém mais saudável. E para isso basta usar a criatividade e preparar pratos sofisticados, porém menos calóricos. A nutricionista e personal diet do Instituto Saúde Plena, Daniela Cyrulin dá dicas e receitas para que sua ceia seja deliciosa e saudável.

A rabanada não pode faltar, por isso use a versão light, com pão light, adoçante culinário substituindo o açúcar e leite desnatado entre outras mudanças. O peru comparado com o tender é menos calórico. Cada 100g de carne de peru inteiro sem pele tem cerca de 107 calorias com 2,2g de gordura, sendo só 0,7g de saturadas. Já cada 100g de tender tem 260 calorias com 7g de gordura, sendo 2,6g de gordura saturada.

Então, faça uma bela receita de peru e economize em calorias. Para incrementá-lo experimente fazer um molho de shitake, shimeji e cogumelo Paris, fatiados e refogados com vinho e molho shoyu até ficarem bem macios. Sirva sobre o peru. A farofa que acompanha o peru, também não pode faltar. Essa farofa de cereais matinais, além de ser mais leve, também é mais saudável e repleta de vitaminas e minerais. O salpicão de frango é rico em nutrientes, porém muito gorduroso e calórico pelo fato de ser preparado com maionese. Mas não é necessário abandoná-lo. Prepare uma maionese caseira a base de queijo cottage para substituir a maionese tradicional, assim o salpicão de frango não precisa ficar de fora de sua ceia. Você pode também incluir na sua ceia o bacalhau ao forno e o "arroz de mentirinha" (com couve flor) como acompanhamento, que é muito menos calórico do que o arroz tradicional. O arroz branco tem 170 calorias por porção. Já o arroz feito com couve flor tem 69 calorias por porção. RECEITAS:

Rabanada Light

Ingredientes:

1 xícara de leite desnatado 1 xícara de suco de uva 1 colher de sopa de adoçante culinário 1 ovo 1 clara 4 fatias de pão light amanhecido cortado ao meio 1 colher de sopa de leite em pó desnatado 1 colher de chá de adoçante em pó 1 colher de chá de canela em pó Modo de preparo:

Em um prato fundo, misture o leite, o suco de uva e o adoçante. Em outro prato, coloque o ovo e a clara e bata com um garfo. Passe as fatias de pão no leite e depois no ovo. Coloque numa frigideira antiaderente aquecida e deixe dourar dos dois lados. Num outro prato, misture o adoçante em pó, o leite desnatado em pó e a canela e polvilhe as fatias de pão já douradas. Farofa de cereais

Ingredientes:

80g de cereal matinal sem açúcar triturado 3 colheres de sopa de cebola picada 2 cenouras raladas 3 claras de ovo cozidas e picadas salsinha picada sal e pimenta do reino a gosto 1 colher de sopa de figo seco picado 1 colher de sopa de uva passa 1 colher de sopa de damasco seco picado Modo de preparo:

Leve a cebola ao fogo para secar. Depois misture a cenoura, a salsinha, sal e pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos mexendo sempre. Junte o ovo, adicione o cereal matinal triturado e as frutas secas, só para aquecer. Salpicão de Frango light

Ingredientes:

1 cenoura crua picada 1 cenoura cozida ralada 1 1/2 xícara de chá de chuchu cozido 1 colher de sopa de uva passa hidratada 2 maçãs verdes picadas 1 maça vermelha picada 2 colheres de sopa de nozes picadas 1 colher de sopa de salsinha 1 colher de sopa de cebolinha 4 colheres de sopa de salsão picado 1 colher de sopa de erva doce fresca picada 1 peito de frango cozido e desfiado sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de Preparo:

Junte os ingredientes acima com a maionese light.

Receita da Maionese Light

Ingredientes:

400 g de queijo cottage ou 250g de ricota 1/2 xícara de chá de leite desnatado 1 colher de chá de mostarda 1 colher de chá de molho inglês 1 pitada de sal 1 pitada de pimenta-do-reino 1 colher de sobremesa de suco de limão 1 ovo inteiro cozido 1 clara cozida Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liqüidificador até dar ponto de maionese.

Bacalhau ao forno

Ingredientes:

800 g de bacalhau em postas 2 cebolas 2 tomates 1 pimentão verde 1 pimentão vermelho 1 kg de batata 1 xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço 150 ml de azeite de oliva 2 colheres de sopa de salsinha picada pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo:

Numa tigela, coloque o bacalhau e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas e troque a água 5 vezes. Corte as cebolas e os tomates em rodelas. Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e corte cada metade em cubos. Corte as azeitonas em quatro no sentido do comprimento. Descasque as batatas, coloque numa panela, cubra com água e adicione 1 colher de chá de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 10 minutos. Para verificar o ponto, espete um garfo, as batatas devem estar macias. Escorra a água e deixe as batatas esfriarem. Corte-as em rodelas finas. Em outra panela, coloque o bacalhau dessalgado e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e escorra a água. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Num refratário, espalhe o bacalhau e arrume todos os outros ingredientes por cima. Regue com o azeite de oliva e polvilhe com a salsinha. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 15 minutos. Arroz de mentirinha

Ingredientes:

couve-flor 1 colher de sopa de margarina light 1 colher de sopa de salsinha picada sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo:

Lave a couve-flor sob água corrente. Corte os talos da couve-flor, separando-os em pequenos buquês. Em seguida, corte a parte mais grossa dos talos e despreze. (Esses talos podem ser usados no preparo de uma sopa). Reserve os buquês. Leve uma panela com bastante água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente os buquês de couve-flor e sal a gosto. Deixe a couve-flor cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que fique macia. Verifique o ponto de cozimento, espetando com um garfo. A seguir, retire a panela do fogo e escorra a água. Transfira a couve-flor para uma tábua e pique muito bem com uma faca afiada. Cuidado para não picar demais, pois pode virar purê. Reserve. Coloque a margarina numa frigideira grande e leve ao fogo médio para aquecer. Acrescente a couve-flor picada e refogue por cerca de 2 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a salsinha picada. Misture bem e desligue o fogo.

veja também