Aprenda a preparar o Pad Thai com macarrão de arroz

Aprenda a preparar o Pad Thai com macarrão de arroz

Atualizado: Quinta-feira, 12 Agosto de 2010 as 10:03

O restauranteur Hugo Delgado, do restaurante paulistano Obá, divide sua receita de Pad Thai, o tradicional macarrão de arroz frito da Tailândia, com os leitores do R7. Veja como prepará-lo.

Pad Thai

Ingredientes

160 gramas de macarrão de arroz já amolecido Uma colher (sopa) de açúcar de palmeira Uma colher (sopa) de açúcar Uma colher (sopa) de água de tamarindo Duas colheres (sopa) de molho de peixe Um molho pequeno de cebolinha chinesa ou nirá Uma colher de óleo vegetal Uma cebola roxa finamente fatiada Um ovo 40 gramas ou três camarões medianos limpos e cortados em cubos 50 gramas de tofú (cortado em cubinhos de 0,5 cm) frito no óleo Uma colher (café) de camarão seco asiático molhado na água morna e escorrido Uma colher (café) de nabo japonês em conserva, ralado, lavado e escorrido Uma pitada de chilli em pó Um punhado de broto de feijão Uma colher (sopa) de amendoim torrado e toscamente picado 1/4 de limão Amendoim e chili em pó extras Modo de preparo

Coloque o macarrão de arroz seco na água em temperatura ambiente pelo tempo informado no pacote e deixe descansar até que amoleça. Ferva levemente o açúcar de palmeira, o açúcar, a água de tamarindo e o molho de peixe por um período de um a dois minutos ou até que se dissolvam. Você terá um molho com sabor doce e salgado e com uma pegada do tamarindo (tipo o amarrado do caju). Corte o nirá ou a cebolinha chinesa em pequenos palitos.

Aqueça o óleo vegetal numa wok (panela funda oriental) em fogo médio e frite a cebola roxa até que pegue um pouco de cor. Baixe levemente o fogo, quebre o ovo e coloque-o na wok. Quando o ovo estiver quase cozido, empurre-o para a lateral da panela e comece a cozinhar o camarão.

Antes que o camarão esteja pronto, misture o tofú, o camarão seco, o nabo e o macarrão (nessa ordem). Aumente o fogo (na temperatura máxima) e frite a mistura, mexendo constantemente todos os ingredientes, por cerca de um minutos. Aguarde até que o macarrão pegue um pouco de cor.

Acrescente o molho preparado e uma pitada de chilli em pó e deixe ferver por cerca de 30 segundos. Permaneça misturando tudo e adicione óleo se precisar. Finalmente, agregue o broto de feijão e o nirá (cebolinha chinesa) e cozinhe outros 30 segundos, até que amoleçam. Prove o tempero, seu sabor deve ser doce, amargo e salgado.

Coloque a preparação em um prato fundo e acrescente um punhado de broto de feijão e outro de nirá fresco.

Ao servir, disponha limão, amendoim e chili em pó ao lado do prato.

*Receita cedida pelo restaurante Obá

Onde: rua Doutor Melo Alves, 205, Jardins, São Paulo.

Informações: (0xx11) 3086-4774.

Por: Mariana Garcia

veja também