Aprenda a preparar tradicional e caseira carne de panela

Aprenda a preparar tradicional e caseira carne de panela

Atualizado: Terça-feira, 4 Janeiro de 2011 as 12:43

Algumas receitas fazem parte do conceito de comida caseira. Aquelas simples e fáceis de fazer que todos guardam em uma memória afetiva. Não é pelo fato de ter estas características que pode ser um prato desprezado e desconsiderado quando se prepara um almoço.

Como muitas das receitas presentes no livro "Panelinha - Receitas que Funcionam", Rita Lobo ensina como preparar uma carne de panela tradicional. Para variar e deixar o prato mais bonito, minicebolas decoram e finalizam.

O livro é parte das comemorações dos 10 anos de existência do site Panelinha. Criado para que ela postasse suas receitas testadas, o blog cresceu e tornou-se um portal para troca de informações sobre culinária e gastronomia.

Os leitores comentam e contam as próprias experiências ao repetir as receitas, convidados ensinam comidas especiais e dicas de nutrição fazem parte do projeto.

Todo o clima existente no site foi repassado para o volume, inclusive a reprodução de opiniões e observações dos leitores.

Veja como preparar carne de panela com minicebolas:

Carne de Panela com Minicebolas

Esta receita não pode faltar no repertório de uma casa. Tem gosto de lar! Mas para dar um ar de capricho, acrescentamos as minicebolas.

Ingredientes

- 1 kg de lagarto limpo, sem gordura

- 2 colheres (sopa) de óleo de canola

- 4 tomates

- 2 folhas de louro

- 2 xícaras (chá) de minicebolas

- 2 cenouras

- 2 talos de salsão

- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela de pressão, sem a tampa, ao fogo alto e coloque o óleo de canola. Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Quando o óleo estiver bem quente, coloque a carne inteira na panela e vá dourando de todos os lados, até quase queimar.

2. Corte os tomates na metade, retire as sementes e pique grosso.

3. Quando a carne estiver dourada de todos os lados, junte os tomates, as folhas de louro e cubra com água, cerca de 3 litros. Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão, em fogo médio, por 1 hora. Desligue o fogo e deixe a pressão cessar totalmente.

4. Enquanto isso, leve outra panela com água ao fogo alto. Prepare também uma tigela com água e gelo. Quando a água ferver, coloque as minicebolas na panela e deixe cozinhar por meio minuto. Com uma escumadeira, transfira as minicebolas para a tigela com água e gelo. O choque térmico faz com que a casca se desprenda mais facilmente. Com uma faquinha, descasque as cebolinhas.

5. Sob água corrente, lave bem a cenoura e o salsão. Numa tábua, corte os legumes em fatias grossas, na diagonal.

6. Com cuidado, quando a panela parar de apitar, abra a tampa e acrescente os vegetais fatiados e as cebolinhas descascadas. Tampe novamente e deixe cozinhar na pressão por mais 30 minutos. Desligue o fogo.

7. Quando a pressão cessar totalmente, com cuidado, abra a tampa da panela e, com uma pinça de cozinha, transfira a carne para uma tábua. Deixe a carne esfriar um pouco, para não esfarelar ao ser fatiada.

8. Com uma escumadeira, transfira os vegetais para uma tigela. Cubra com papel-alumínio para não esfriar.

9. Leve a panela sem a tampa ao fogo alto. Deixe ferver até reduzir um pouco e o molho encorpar. Se você gosta de um molho mais encorpado, pode juntar uma colher (sopa) de manteiga. Se prefere ele mais encorpado ainda, engrosse com roux. Basta misturar numa panelinha 1 colher (sopa) de manteiga com 1 colher (sopa) de farinha de trigo por 2 minutos; retire uma concha do caldo, junte à panelinha, mexendo sem parar e, depois, volte o caldo grosso à panela, misturando vigorosamente.

10. Com uma faca afiada, fatie fino a carne. Transfira para uma travessa, coloque os vegetais ao lado e regue com o molho bem quente, passando por uma peneira. Se preferir, sirva o molho separadamente, numa molheira.

veja também