Aprenda a preparar um ceia saudável

Aprenda a preparar um ceia saudável

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

Sem dúvida as festas de final de ano, Natal e Ano Novo, são sinônimos de mesa farta, além de muitas calorias. Em conseqüência de tanta fartura, muitas pessoas acabam fugindo da dieta e esquecendo completamente os hábitos saudáveis. A nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, Sheila Silva Castro, faz algumas orientações importantes e afirma que é essencial manter a disciplina alimentar durante esse período de "tantas tentações".

Para manter a forma, sem se privar dos inúmeros pratos expostos na mesa, o ideal é ter moderação, comendo de tudo com equilíbrio nas quantidades, já que o consumo exagerado de calorias prejudica, ao longo do tempo, a estética e, principalmente, a saúde.

Algumas substituições e restrições garantem o sucesso das ceias. Por exemplo, substituir a farofa pelo purê de maçã; o vinho por cerveja no preparo do molho para carnes; o pernil por tender ou chester. Os pratos elaborados à base de peixe são mais recomendados por serem mais leves; a rabanada pode ser assada com pão integral, leite desnatado e adoçante e incluir hortelã no preparo dos pratos auxilia na digestão.

A exclusão de frituras, maionese, creme de leite e salgadinhos do cardápio são boas dicas para quem quer ou precisa manter a forma. Outro prato que garante uma alimentação balanceada são as saladas de folhas, porém deve-se tomar cuidado com o teor de gordura dos molhos.

Para que a sobremesa não se torne uma vilã, substitua os doces pelas frutas frescas, ricas em vitaminas e minerais ao invés das secas, que são mais calóricas. Se for impossível não degustar a sobremesa açucarada, evite repeti-la.

O ideal é planejar o cardápio, conforme o número de adultos e crianças que participarão das ceias, para que não haja preparo de grande quantidade de alimentos gerando desperdício. Esta atitude também possibilitará que as comemorações sejam nutricionalmente mais equilibradas.

Segundo a nutricionista, durante as comemorações é importante evitar as bebidas alcoólicas e refrigerantes. "O ideal é optar pelos sucos naturais de frutas e, em último caso, pelos refrigerantes dietéticos", explica Sheila.

A nutricionista lembra que os hábitos saudáveis devem ser seguidos diariamente, e que manter uma dieta equilibrada exige disciplina e iniciativa que pode ser renovada junto com as metas e objetivos traçados para o novo ano.

veja também