Aprenda com mestre-cuca pioneira da TV brasileira - Ofélia

Aprenda com mestre-cuca pioneira da TV brasileira - Ofélia

Atualizado: Quarta-feira, 13 Julho de 2011 as 9:26

Talos da Salsinha

Não jogue fora os talos de salsinha. Lave-os bem, ponha-os na geladeira e use-os quando fizer polvo, lulas, quando cozinhar batatas, cenoura, grão de bico, ou, ainda, quando fizer caldo de carne. Amarre-os coloque dentro da panela. Retire quando o prato estiver cozido. Para cozinhar peixes, faça o mesmo com talos de coentro.

Congelando Ervas

Uma boa maneira de conservar salsinha ou coentro: ponha-as, picadas em forminhas de gelo, junte água e leve ao congelador. Quando precisar utilizar essas ervas, pegue os cubinhos de gelo e junte-os ao prato que estiver fazendo.

Fritando Panquecas

Muita gente se queixa de não conseguir fazer panquecas. É simples, mas tem alguns truques:

A frigideira deve ser de fundo antiaderente, pequena e rasa. A massa (1 cp de farinha de trigo, 1 cp de leite, 3 ovos, uma pitada de fermento e sal) tem que ser batida no liqüidificador e em seguida passada na peneira. Deve, em seguida, descansar em 1 a 2h. A frigideira deve ser untada – uma vez só – com margarina ou manteiga. Tirando o Cheiro de Maresia dos Camarões

Toda vez que for fazer camarão, lave-o, escorra-o e, antes do preparo de qualquer molho ou prato, passe-o rapidamente em alho e óleo. Não precisa ser frito, apenas passado no óleo e no alho, É assim que se tira qualquer gosto de maresia.

Deixando o Bacalhau de Molho

Quando colocar o bacalhau de molho, tenha o cuidado de por a pele sempre para baixo. Assim ele não se desfaz ao ser preparado. Falando em bacalhau, uma boa providência é coloca-lo de molho em água durante 24 h. É como fazem os portugueses.

Verduras Cozidas no Vapor

As verduras ficam mais saborosas e não perdem as vitaminas e os sais minerais se forem cozidas no vapor. Há panelas especiais para isso.

Pimentões sem Casca

Tirar a pele dos pimentões é uma medida que se impõe. Eles ficam muito mais saboroso e delicados. Uma boa maneira de tirar a pele é espetar cada um num garfo de cabo comprido e colocá-lo diretamente na chama do fogão. A casca tem que ficar escura e desprender. Lave-o, depois em água corrente.

Cozinhando no Forno em Banho-maria

Quando se faz qualquer prato em banho-maria, no forno, deve-se retirar as grelas e colocar a assadeira direto no forro do forno. Diminui-se, dessa forma, quase pela metade, o tempo de cozimento. Se usar fôrma de vidro, tenha cuidado, ao reabastecê-la com água, de fazê-lo com água bem quente, para não rachar.

Carnes Assadas no Forno

Carnes assadas no forno devem ser colocadas sempre em banho-maria, para que não fiquem ressecadas.

Tirando as Escamas do Peixe sem Sujeira

Ao escamar um peixe, faça-o sempre dentro da bacia com água para não sujara a cozinha, você e seus cabelos com as escamas que voam.

Descascando Ovos de Codorna

Quando descascar ovos de codorna, faça-os sempre dentro de uma bacia com água fria, para saírem inteiros.

Óleo de Frituras

Todo o óleo de frituras pode ser usado duas vezes. Há um dispositivo de cozinha – filtróleo – que serve justamente para isso.

Verificando se os Ovos estão Frescos

Para saber se os ovos estão frescos, coloque-os, um por um, numa jarrinhade água e veja a posição que ficam. Se ficarem na posição horizontal, estão frescos. A posição semivertical indica que não estão frescos como pareciam. Uma boa dica é comprar ovos sempre em supermercados e feiras com grande freguesia.

Cozinhando Alcachofras

As alcachofras ficarão cozidas mais rapidamente se tiverem a ponta das folhas cortadas com tesoura.

Amaciante de Carne Natural

Para que a carne assada fique mas macia, acrescente à vinha-d'alho algumas gotas de leite de mamão verde.

Carne Assada mais Dourada

A carne assada ficará dourada se, na hora de ir ao forno, for pulverizada com um pouco de açúcar.

Chutney em Assados

Para dar uma sabor diferente aos assados (aves, carne de porco ou de vaca), pince-los, quando estiverem quase prontos com chutney de frutas.

Molho de Tomate

O seu molho de tomates ficará muito mais saboroso se os tomates forem colocados sem pele e cozidos com uma pitada de açúcar, para tirar acidez. Uma boa providência, também, é furar os tomates na véspera e deixar que a água escorra durante a noite.

Descascando as Amêndoas

Para tirar a pele das amêndoas, basta aferventá-las durante 2 min. Ao serem esfregadas com as mãos, a pele sairá.

Claras em Neve

Claras batidas em neve ficarão firmes e brancas se o recipiente em que forem batidas estiver bem seco e se for acrescentada a elas uma pitada de sal.

Purê de Batata

Para que o purê de batata fique bem branquindo, as batatas devem ser cozidas sem casca.

Cozinhando Beterrabas

Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar à água. Isso conserva sua bela cor. Uso o caldo em sopas pois é ricos em nutrientes.

Ovos Cozidos bem Depressa

Os ovos ficarão duros mais depressa se colocados em água fria com uma pitada de sal antes de irem ao fogo.

A Maionese que Desandou?

A maionese desandou? Não se aflija. Passe uma gema cozida na peneira, amasse-a bem e vá juntado a ela, aos poucos, a maionese desandada e algumas gotas de limão, sempre batendo firme.

Cozinhando Polvo

Não é difícil cozinhar polvo. Há um segredo para que ele não fique duro. Depois de bem limpo, coloque-o numa panela, com todos os temperos, menos o sal. Deixe-o cozinhar até estofar. Corte-os em pedacinhos e só então salgue. A água do preparo pode ser usada com sucesso, no preparo de risotos e sopas de peixe.

Verduras e Frutas Cruas com Segurança

Todas as verduras e frutas que se comem cruas devem ser colocadas durante alguns minutos em água fria com vinagre ou produto esterilizante. É uma providência indispensável para proteger a saúde de sua família.

Agilizando o Alho

Uma conserva de alho pode agilizar o preparo de seus pratos. Faça assim: descasque vários dentes de alho, amasse-os no espremedor, cubra-os com óleo e guarde em vidros, fora da geladeira. Se preferir, passe no liqüidificador, já com óleo.

Preparando o Palmito Fresco

Se estiver usando palmito fresco, tire as cascas e vá cortando o palmito e colocando-o em água com limão, para não escurecer.

Cozinhando Espaguete

O espaguete, na hora de cozinhar deve ficar "nadando" na panela. Use uma frigideira espaçosa ou uma panela. Nunca passe água fria na massa, depois de cozida. Essa é uma mania que os brasileiro têm, totalmente errada.

Preparando Maionese ou Salpicão

A maionese ou salpicão ficarão, muito mais saborosos se preparados na véspera. Use copinhos de iogurte natural para tempero, juntamente com a maionese. Dá um gosto diferente e picante.

Carne de Porco com Segurança

Uma providência que certamente protegerá a saúde de seus familiares diz respeito ao preparo de carne de porco em água, sal e limão. Jogue a água fora. A carne de porco (principalmente aquela de porcos criados em sítios sem higiene, ao deus-dará) costuma ter um verme que pode atingir o homem. Como nunca se sabe a procedência da carne de porco, não será demais tomar essas providências.

Lavando Morangos

Para lavar bem os morangos, acrescente 1 colher (sopa) de sal grosso. E atenção: morangos não devem ir à geladeira, pois perdem o sabor.

Pão Velho?

Para transformar pão velho em pão novo, basta borrifá-lo com água ou leite e levar ao forno.

Cozinhando Peixe sem Cheiro

Se você não gosta do cheiro de peixe cozinhando, basta colocar um colher (sopa) de leite fresco na panela.

fonte: Clique a Gosto

veja também