Aprenda a fazer frituras mais sequinhas

Aprenda a fazer frituras mais sequinhas

Atualizado: Quarta-feira, 31 Outubro de 2012 as 10:42

 

Alimentos fritos sempre são mais gostosos, saborosos e os favoritos do cardápio de todas as idades. Mas sabemos o quanto esses alimentos são prejudiciais a saúde de qualquer um. Um dos motivos é que, durante a fritura, ocorre um processo onde o alimento sintetiza a gordura saturada usada durante o preparo e pode prejudicar o coração.

Outros riscos que a fritura pode ocasionar é o aumento do colesterol ruim, acumulo de gordura abdominal, riscos de obesidade e entupimento das artérias.

Mesmo sabendo de tudo isso, ainda fica difícil negar uma batatinha frita não é mesmo? Por isso buscamos dicas e truques para deixarmos a fritura mais sequinha e trazer menos prejuízo a nossa saúde.

 

Batatas

Depois de cortadas, deixe-as mergulhadas em uma vasilha com água e vinagre durante 10 minutos. Em seguida, escorra as batatas, passe-as por um pano e só depois coloque-as para fritar. Elas vão ficar mais crocantes e secas. Outra sugestão é colocá-las de molho no álcool com água. Elas ficarão bem sequinhas também.

Bacon

Pode ser feito no forno, usando apenas a gordura dele mesmo. Disponha em uma forma as tirinhas de bacon e coloque em forno baixo por uma hora. Retire e deixe em contato com o ar. Em seguida coloque em papel toalha para escorrer. Isso faz com que fique com crocância e sem oleosidade.

Quitutes

O ideal é passar levemente no ovo. Dessa forma, no momento de usar a farinha (trigo, rosca, milho ou farinha de mandioca) para empaná-los, ela envolverá por completo o alimento sem deixar bolinhas grudadas. A temperatura do óleo deve ser baixa para que fritem devagar e sem incorporar muita oleosidade.

Um dos principais alertas é para erros cometidos muito comuns: utilizar óleo muito quente, usar panelas pequenas, deixar o empanamento dos alimentos muito úmido e, ainda, não deixar as frituras num papel para absorver o excesso de gordura.

 

Agora é só seguir todas as dicas e mesmo assim, nada de abusar das frituras.

 

Com informações de Cyber Cook

veja também