Aprenda a fazer o diferente pastel caipira de frango

O diferente pastel caipira de frango

Atualizado: Quinta-feira, 2 Fevereiro de 2012 as 2:10

INGREDIENTES

Para o recheio 

4 folhas de taioba

1/2 xícara de azeite para refogar

2 dentes de alho

1/2 cebola picada

1 pimenta dedo de moça picadinha

100g de ricota

Sal a gosto

Para a água temperada(*) 

2 peitos de frango grandes, com pele

3 litros de água

Óleo

Sal

Para a massa 

1/2 quilo de farinha de milho amarela

1/2 quilo de farinha de mandioca fina

Água temperada

 

MODO DE PREPARO

Para o recheio 

Pique a taioba bem fininha (como se faz com a couve) e refogue-a no azeite com alho, cebola e pimenta dedo-de-moça. Desligue o fogo e acrescente a ricota, quebrando-a com a mão (bem miudinha). Misture tudo e reserve.

Para a água temperada 

Cozinhe o frango com água, um pouco de óleo e sal na panela de pressão por 15 minutos. Abra a panela e deixe o caldo apurar até chegar em cerca de 1 litro. Coe o caldo para não ficar osso. Reserve.

Para a massa 

Misture num recipiente a farinha de milho e a de mandioca. Em seguida, adicione a água temperada de forma que fique uma massa bem mole (mais ou menos 1 litro).

Sove a massa até ficar no ponto de modelar, formando uma bola grande.

Estenda a massa com um rolo de macarrão (ou garrafa). Depois, com uma pequena tigela ou copo americano faça os moldes montando discos.  Recheie cada disco com cerca de 30g (ou meia colher de sopa) e feche-os em forma de meia lua com as mãos, montando os pastéis.

Frite em seguida, para a massa não endurecer.
 
Dica 1: Se quiser usar no dia seguinte, é só deixar a massa na geladeira. Caso queira guardar por mais tempo, congele imediatamente, colocando-os numa forma grande, mantendo uma pequena distância um do outro. Quando congelar, retire, porcione como quiser e volte com os saquinhos para o congelador.
 
Dica 2: Se preferir, você pode assar os pastéis, deixando-os por cerca de meia hora no forno. Desta forma eles se mantêm por mais tempo crocantes. 

veja também