Aprenda a fazer uma das delícias da culinária japonesa

Aprenda a fazer uma das delicias da culinária japonesa

Atualizado: Terça-feira, 16 Outubro de 2012 as 1:54

 

Uma culinária que cada vez mais ganha espaço no cardápido dos brasileiros. Aprenda a fazer um temaki saboroso sem sair de casa e ter que pagar muito caro.

Ingredientes

  • 50 gr de salmão picado(s)
  • 40 gr de arroz japonês cozido(s)
  • 1/4 unidade(s) de nori
  • quanto baste de wasabi
  • quanto baste de cebolinha verde

Modo de fazer

Misture o salmão picado com a cebolinha verde. Reserve.

Corte a folha de nori ao meio. Segure o nori com a mão seca e coloque o arroz no lado esquerdo. Espalhe o arroz cobrindo a metade esquerda da alga. Passe o wasabi.

Coloque o recheio na diagonal.

Enrole pegando a ponta do canto inferior esquerdo com os dedos indicador e o polegar e leve até a extremidade superior esquerda do arroz.

Vá enrolando com a mão direita até formar um cone. Use um grão de arroz para fechar.

 

Dicas para fazer o arroz do temaki:

lave bem meia xícara (chá) de arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque numa panela e junte 1 xícara (chá) de água. Deixe descansando por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.

Em uma tigela, junte 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal. Misture até ficar bem dissolvido.

Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula de madeira ou garfo molhado em água. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar

 

Com informações de Cybercook

veja também