Aprenda a fazer uma receita popular pernambucana

Aprenda a fazer uma receita popular pernambucana

Atualizado: Sexta-feira, 26 Outubro de 2012 as 10:30

 

escondido carne secaEscondidinho é um prato bastante popular nos estados brasileiros do Nordeste, de origem em Pernambuco e posteriormente também apreciado em Minas Gerais e restante do Brasil.

É feito com carne-de-sol, jabá, charque ou carne-seca, ou frango desfiado, coberto com purê de macaxeira, aipim ou mandioca temperada com manteiga de garrafa e gratinada com queijo coalho.

 

Ingredientes

2 kg de mandioca descascada

água suficiente para cozinhar a mandioca

2 colheres (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de leite em pó

sal a gosto

2 colheres (sopa) de manteiga

150 ml de manteiga de garrafa

1 cebola cortada em tirinhas

400 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada

1/2 pimentão verde cortado em tirinhas

1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas

1/2 pimentão amarelo cortado em tirinhas

salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto

rodelas de cebola e dos pimentões a gosto

50 ml de azeite para untar o refratário

100 g de queijo parmesão ralado

300 g de queijo muçarela ralado

Modo de preparo

1º - Numa panela em fogo médio, coloque mandioca descascada e cubra com água suficiente para cozinhar a mandioca. Deixe a mandioca cozinhando por 20 minutos, até ficar macia. Retire-a da panela e com o auxílio de um garfo, amasse bem com manteiga. (OBS: vá retirando os fiapos da mandioca). Reserve a mandioca e 500 ml do caldo de cozimento.

2º - À parte, dissolva leite em pó em água de cozimento da mandioca. Depois, incorpore na mandioca amassada e misture bem até virar um purê. Acerte o sal.

3º - Numa panela em fogo médio, derreta manteiga e coloque o purê de mandioca. Misture até ficar bem aquecido. Reserve.

4º - Numa panela em fogo médio, coloque manteiga de garrafa e doure a cebola cortada em tirinhas. Junte carne seca dessalgada, cozida e desfiada e refogue bem. Adicione as tiras de pimentão verde, pimentão vermelho e pimentão amarelo. Desligue o fogo e junte salsinha, cebolinha e coentro picados a gosto. Tampe a panela e reserve.

5º - Num refratário retangular (34 cm X 27 cm X 8 cm de altura), forre o fundo com algumas rodelas de cebola, rodelas dos pimentões e regue com azeite. Depois, faça uma camada com metade da mandioca amassada, uma camada com a carne seca refogada e outra camada da mandioca amassada. Polvilhe queijo parmesão ralado e queijo muçarela ralado.

6º - Leve ao forno pré-aquecido para gratinar por 20 minutos a 180 ºC.

veja também