Aqueça o inverno com fondant de chocolate

Aqueça o inverno com fondant de chocolate

Atualizado: Quinta-feira, 5 Agosto de 2010 as 11

O nome até é parecido, mas não confunda fondant com fondue. O fondant é um creme mais grosso que o chocolate em calda e mais líquido que o brigadeiro. É exatamente a textura que diferencia essa delícia das outras receitas.

Ele é bastante usado como recheio de bombons e coberturas. A origem da sobremesa é francesa, assim como o nome (pronuncia-se "fondã"). Que tal experimentar?

Ingredientes

1,250 kg de chocolate em barra meio-amargo 920 g de açúcar (3 xícaras e ½) Oito ovos Quatro gemas 500 g de manteiga sem sal 25 ml de baunilha (duas colheres de sopa) 440 g de farinha (1 xícara e ¾) Uma pitada de sal Modo de preparo

Derreter a manteiga e o chocolate em um banho-maria e deixe esfriar um pouco. Bater na batedeira o açúcar, a gema, o ovo e a baunilha até formar um creme. Incorporar o chocolate e a manteiga derretidos ao creme. Acrescentar a farinha e o sal aos poucos, sem misturar muito. Assar em forno a 170° C por 25 minutos, nos potinhos onde irá servir. Deixar esfriar e guardar na geladeira. Na hora de servir, colocar no forno, cobrindo com papel alumínio, ou no forno de microondas apenas para aquecer.

veja também