Arroz-doce com damascos

Arroz-doce com damascos

Atualizado: Sexta-feira, 14 Agosto de 2009 as 12

Ingredientes

250 g de arroz 6 xícaras (chá) de leite fervente 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar 1 pitada de sal 1/2 xícara (chá) de manteiga 4 gemas 2 colheres (sopa) de creme de leite 1 colher (café) de essência de baunilha 1 xícara (chá) de água 250 g de damascos secos hidratados 1/2 xícara (chá) de geléia de damascos 3 colheres (sopa) de rum ou outro licor de sua preferência Modo de preparo

Lave o arroz, ponha em uma panela e cubra com duas vezes o volume do arroz de água quente. Cozinhe até os grãos amolecerem. Escorra o arroz e devolva-o à mesma panela. Despeje o leite e junte 1 e 1/2  xícara (chá) de açúcar e o sal. Cozinhe em fogo baixo, até o arroz ficar bem macio.

Retire do fogo e acrescente a manteiga e as gemas batidas com o creme de leite e a baunilha. Misture bem. Despeje em uma fôrma untada e polvilhada com açúcar, aperte com as costas de uma colher e deixe esfriar completamente. Leve ao fogo alto o restante do açúcar com a água até obter uma calda em ponto de fio fraco.

Junte os damascos e cozinhe até ficarem macios. Deixe esfriar, escorra e reserve a calda. Dissolva a geléia de damascos com quatro colheres (sopa) da calda reservada e adicione o rum. Desenforme o arroz-doce, decore as laterais e o centro com os damascos cozidos e cubra com o molho de geléia. Sirva frio.

Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)

Rendimento: 10 porções

Dificuldade: Médio

Calorias: 294 por porção

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também