Arroz e feijão: uma combinação que ajuda a eliminar peso

Arroz e feijão: uma combinação que ajuda a eliminar peso

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 12:09

Quando a intenção é emagrecer, geralmente, a primeira coisa que vem à cabeça é diminuir ou até eliminar o consumo de carboidratos. E a dupla arroz e feijão é a primeira a ser cortada do prato, assim como pães e massas. Mas, o que pouca gente sabe é que essa combinação, além de nutritiva e saborosa, pode ajudar a eliminar os quilinhos extras. “O segredo é equilibrar as porções e consumir os alimentos de forma moderada, afirma a nutricionista Raquel Maia Chaves.

Por que o arroz e o feijão, quando consumidos juntos, formam uma combinação perfeita?

“Ambos fornecem diversos nutrientes como amido, ferro, vitaminas B e proteínas. Os aminoácidos que faltam em um, você encontra no outro. Por exemplo: o feijão é rico no aminoácido lisina, pouco presente no arroz; já o arroz é rico no aminoácido metionina, encontrado em pequena quantidade no feijão. Assim, eles se completam”, explica Raquel.

Dicas para consumir a dupla sem engordar

- “Para pessoas que não estejam em um programa de redução de peso, não existem restrições”, afirma a nutricionista. “Quem está de dieta devem consumir arroz e feijão apenas no almoço”. Se a vontade for irresistível, diminua as porções, priorizando as proteínas magras, como queijo branco e frango, e as saladas.

- Saber preparar o feijão é um detalhe importante. “A forma de preparo varia de pessoa para pessoa e depende do gosto de cada uma. Quem não está fazendo dieta pode adicionar carnes para dar um paladar mais saboroso, mas com moderação já que elas muito gordurosas”, ensina Raquel. “O mais saudável é cozinhar o feijão sem as carnes e fazer o refogado tradicional com cebola e alho, para evitar o consumo de calorias extras”.

- É importante saber quanto espaço a dupla pode ocupar no prato: o ideal é que ele seja composto por ½ de salda de folhas verdes e legumes, ½ de proteína magra (carne, peixe ou frango) e ½ de carboidrato, que pode ser batata, macarrão ou arroz com feijão.

Um homem saudável, com aproximadamente 70 Kg, pode comer 9 colheres de sopa de arroz para 1 concha média cheia de feijão.;. Já uma mulher saudável de 55Kg pode comer 5 colheres de sopa de arroz para 1 concha pequena de feijão

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