Arroz selvagem dá um toque especial em pratos exóticos

Arroz selvagem dá um toque especial em pratos exóticos

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2008 as 12

Singular e repleto de sofisticação, o arroz selvagem encanta pela aparência, sabor e aroma diferenciados. Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é essencial na elaboração de pratos requintados, como faisão, ganso e carnes defumadas, peixes e fica maravilhoso na salada, tornando-a simplesmente especial.

A introdução do arroz selvagem na culinária internacional é bastante recente, embora fosse conhecida há mais de 500 anos pelos índios Ojibwa e Sioux, habitantes do norte dos Estados Unidos. Sem ser exatamente arroz (é da família das gramídeas), o Selvagem também pode ser servido como um cereal, combinado a frutas e mel.

Preparo Básico de Arroz Selvagem:

Ingredientes:

1 xícara (chá) de Arroz Selvagem (150g) 4 xícaras (chá) de água fria 2 colheres (chá) de sal 1 colher (sopa) de manteiga cheiro-verde picado a gosta Modo de preparo:

Lave bem o arroz, trocando a água várias vezes até que ela fique transparente. Coloque o arroz numa panela média, acrescente a água, o sal e leve ao fogo forte até abrir fervura. Abaixe a chama e cozinhe com a panela semitampada por 35 a 40 minutos. Escorra o excesso de água, acrescente a manteiga, o cheiro-verde e sirva em seguida, acompanhando carnes e assados em geral.

Depois de cozido, os grãos devem se abrir parcialmente, criando um contraste entre a parte externa, escura, e o interior branco.

Rendimento: 2 a 3 porções.

veja também