Arroz

Arroz

Atualizado: Quinta-feira, 9 Março de 2006 as 12

Arroz Heloisa Fernandes

[email protected] O arroz foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, há cerca de 5000 anos. Embora haja uma crença de que sua origem seja na China, acredita-se que o arroz tenha surgido mais ou menos ao mesmo tempo tanto na Ásia como na África e na América. Entretanto, é no Oriente que se encontram os mais antigos registros sobre a presença do arroz. Assim, há mais de 50 séculos, durante o Império do Meio, na China, o arroz já desempenhava papel vital na alimentação de pessoas. Já os antigos povos do Mediterrâneo provavelmente desconheciam por completo a existência do arroz. A Bíblia não faz nenhuma alusão a ele, nem os papiros ou monumentos dos antigos egípcios, ou os escritos gregos. Quanto aos romanos, apesar de já terem conhecimento do arroz antes disso, parece que só tomaram contato com ele após o ano 100 d.C. Mesmo assim, tratava-se um alimento tão cara que apenas os mais ricos tinham acesso a ele. E muito raramente.

A difusão do arroz pela Europa, e daí para o mundo, parece ter se dado pelas mãos dos árabes quando de suas invasões pela Península Ibérica. O arroz se espalhou por campos do sul da Europa, embora isso tenha demorado muito a acontecer, pois a planta requer uma série de condições básicas, como, em geral, terras pantanosas e constantemente irrigadas e clima úmido. Condições raras na Europa, mas não nas Américas Intertropicais. Por isso, quando trazido para a América (provavelmente em 1694, na Carolina do Sul, Estados Unidos), o arroz se adaptou melhor e é hoje uma cultura que se encontra em inúmeros países do continente.

Mas não é apenas na alimentação que o arroz desempenha um papel de vital importância para o homem. Na China, há a crença de que o arroz até tenha uma alma. Também, não era para menos; lá o arroz o principal sustento das pessoas, tenho o mesmo significado simbólico que o pão tem para nós. No Japão, existe o saquê, bebida fermentada à base de arroz. O risoto é, hoje, um dos principais pratos da culinária italiana. E, nos casamentos, grãos de arroz são atirados em direção aos noivos, para trazer a eles todo o tipo de felicidades.

Isso tudo sem falar na grande contribuição para a cultura brasileira: arroz de festa, pó-de-arroz, um dois, feijão com arroz...

veja também