Azeite: um dos pilares da cozinha moderna e saudável

Azeite: um dos pilares da cozinha moderna e saudável

Atualizado: Terça-feira, 26 Agosto de 2008 as 12

Desde a Antiguidade o azeite é muito apreciado por suas características químicas, biológicas e organolépticas, mas também porque suas propriedades preventivas e terapêuticas tranformaram-no em uma gordura absolutamente insubstituível.

Utilizado desde tempos imemoriais como ingrediente culinário, o Azeite foi "redescoberto" a partir da década de 50, tendo-se convertido num dos pilares da cozinha moderna e saudável. O seu consumo não se restringe às regiões produtoras, mas espalha-se hoje por países tão distantes como o Japão e a Austrália.

O Azeite Virgem é o sumo da azeitona, extraído por processos mecânicos e físicos, que conserva o sabor, o aroma, as vitaminas, os antioxidantes e todas as propriedades daquele fruto, sendo a única gordura vegetal que pode ser consumida, diretamente, virgem e crua (sem refino).

A cor da azeitona não está ligada à sua variedade, mas ao seu estado de maturação? No início, as azeitonas são verdes, tornando-se negras conforme vão amadurecendo. Quanto mais verde a azeitona, mais amargo será o azeite.

Uma oliveira começa a produzir entre os cinco e dez anos e só a partir dos 150 anos sua produção começa a declinar? Pois é, a idade da oliveira influi apenas na quantidade de azeitonas produzidas.

São necessários de 5 a 6 quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite.

veja também