Banana: brasileiríssima, ela cai bem em pratos salgados

Banana: brasileiríssima, ela cai bem em pratos salgados

Atualizado: Terça-feira, 30 Novembro de 2010 as 10:50

Farta, colorida e a cara do Brasil, a banana é uma das frutas mais populares do país. O ingrediente - clássico das sobremesas – também aparece em versões salgadas. O doce da fruta dá um paladar diferenciado. A farofa de banana - de facílimo preparo – é uma das preferidas para acompanhar carnes, galetos e peixes. Nas churrascarias, a versão à milanesa é o acompanhamento mais pedido.

"As bananas são ingredientes riquíssimos e deliciosos que merecem papel de destaque em cada mesa brasileira", diz o chef Guga Rocha. "É ótimo misturar doce com salgado, frutas com carnes..." , explica ele, que criou uma receita de pincho com banana e camarão.

Os frutos do mar, aliás, sempre caem bem. No Obá, a banana está na moqueca de camarão, mas também na versão vegetariana, a de palmito. A receita vem da praia de Moreré, em Boipeba, na Bahia. "Quando todos já estavam sentados na linda mesa com os pés descalços enfiados gostosamente na areia, chegaram as panelas de barro borbulhantes com a moqueca de camarão mais delirante do Brasil", diz Hugo Arantes, sócio do restaurante. Segundo ele, além do amor no preparo da chef Jôse Regis, um o ingrediente especial deu um novo sabor: a banana-da-terra. E ele resolveu importar o prato.

Receitas à parte, ela ainda pode ser usada crua e simples, junto com o feijão com o arroz. Uma combinação polêmica mas também adorada.

Receita da moqueca de camarão com banana

Confira como fazer a moqueca de camarão com banana. A receita de Jôse Regis, baiana de Boipeba, é servida no Obá.

Ingredientes

1 dente de alho picado 1/2 xícara (chá) de cebola picada 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1/2 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão 3 colheres (sopa) de azeite de dendê 1 fatia de pimentão vermelho de 5 cm 11/2 xícara (chá) de tomate picado 1/2 pimenta vermelha picada 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino 1 colher (chá) de sal 1 xicara (chá) de leite de coco 320 g de camarão limpo 1 colher (sopa) de suco de limão 1/2 banana-da-terra cortada em rodelas 1 colher (sopa) de coentro 1 colher (sopa) de cheiro-verde Para a farofa de banana:

30 g de bacon em cubinhos 1/2xícara (chá) de azeite 2/3 de xícara (chá) de farinha de mandioca 1/2 banana-nanica em rodelas 1 colher (chá) de sal, ou a gosto

Modo de preparar

Farofa: doure o bacon em um pouco do azeite. Junte o restante do azeite e, depois, a farinha. Deixe tostar um pouco. Acrescente a banana e o sal e misture com cuidado para que as rodelas de banana não desmanchem.

Moqueca: em uma panela de ferro ou antiaderente, frite o alho e a cebola no azeite de oliva. Junte o caldo de peixe, o dendê, o pimentão, o tomate e a pimenta vermelha. Deixe ferver uns instantes. Acrescente a pimenta-do-reino, o sal, o leite de coco, o camarão e o suco de limão. Finalize com a banana-da-terra, o coentro e o cheiro-verde. Prove e, se preciso, corrija o sal. Sirva com a farofa e o arroz.

Rendimento: 2 porções

veja também