Batata-doce: curiosidades e receitas

Batata-doce: curiosidades e receitas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

1. A safra de batata-doce começa em setembro e vai até julho, época de bastante consumo, por conta das receitas associadas às festas juninas. O cardápio típico não pode deixar de fora a batata-doce assada – vale no forno, na brasa, na fogueira… Mesmo fria, é uma tentação!

2. Há cerca de 400 tipos de batata-doce, com a casca variando do roxo ao branco. Já a polpa pode ser branca, laranja ou amarelada. E, pasme: ela nem é batata. Enquanto as demais pertencem à família Solanaceae, a doce é da família Convolvulaceae – um grupo de plantas com flores no formato de corneta.

3. É boa para mulheres: rica em ferro, repõe o nutriente durante o período menstrual. Já a vitamina B6 é indispensável para amenizar a TPM. A batata-doce ainda mantém a glicemia equilibrada, ajudando a inibir as alterações de humor. Fora isso, é fonte de vitamina C, betacaroteno, cobre, potássio e fibras.

4. Ao comprar batata-doce, opte pelas mais firmes, sem machucados, pontos moles ou rachaduras. E não a guarde crua na geladeira – ela é capaz de permanecer fresca por aproximadamente 10 dias se for armazenada em local escuro, fresco e ventilado.

5. Antes de assá-la no forno convencional ou no micro-ondas, faça furinhos em sua casca. E para evitar que elas escureçam antes de ser cozidas, cozinhe-as logo depois de cortadas ou descascadas ou deixe-as em uma tigela com água até a hora do cozimento.

Bolo de Batata-doce e Coco

Ingredientes:

1 kg de batata-doce 4 ovos 4 colheres (sopa) de manteiga 4 colheres (sopa) de açúcar 1 lata de leite condensado 100 g de coco ralado seco 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Para Polvilhar:

Açúcar e canela

Modo de preparo:

Cozinhe a batata-doce com a casca em água fervente até ficar macia. Escorra, retire a casca e amasse com um garfo até formar um purê. Aqueça o forno em temperatura média. Bata os ovos ligeiramente e junte à batata. Acrescente a manteiga, o açúcar, o leite condensado, o coco ralado e o fermento em pó. Misture tudo delicadamente, com movimentos de baixo para cima, até formar uma massa homogênea. Despeje na assadeira e asse em forno médio até dourar. Retire do forno e polvilhe com o açúcar e canela. Corte em quadradinhos e sirva em seguida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições