Bavarois com bolo de nozes

Bavarois com bolo de nozes

Atualizado: Segunda-feira, 22 Dezembro de 2008 as 12

Ingredientes:

Óleo para untar

400 g de chocolate branco partido em pedaços 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco ¼ xícara (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de suco de laranja 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor incolor Massa:

Manteiga para untar

3 ovos 2 gemas 1 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de nozes moídas ½ xícara (chá) de Farinha de Rosca Yoki 250 g de ameixa fresca cortada em quatro partes 150 g de framboesa 300 g de morango 200 g de uva rubi 150 g de acerola Para decorar:

½ xícara (chá) de nozes moídas Modo de preparo - bavarois

Unte com óleo uma forma canelada de buraco no meio de 21 centímetros de diâmetro (reserve). Prepare o bavarois: Em uma panela média, junte o chocolate, o creme de leite e o açúcar. Mexa em fogo alto até ficar homogêneo (aproximadamente 8 minutos). Reserve. Em um refratário pequeno, regue o suco de laranja na gelatina e deixe hidratar por cerca de cinco minutos. Dissolva a gelatina em banho-maria no fogo médio por aproximadamente dois minutos. Junte à mistura de chocolate e mexa bem. Coloque na fôrma. Cubra com filme plástico e reserve na geladeira até ficar firme (cerca de seis horas).

Modo de preparo - massa

Unte com manteiga uma forma de 25 centímetros de diâmetro, forre com papel-manteiga e unte-o também. Reserve. Aqueça o forno a 180 °C (médio). Prepare o bolo: na batedeira, bata os ovos, as gemas e o açúcar até obter uma mistura fofa (cerca de dez minutos). Acrescente as nozes e a farinha de rosca e mexa. Coloque na fôrma. Asse em forno preaquecido até começar a se soltar na lateral da fôrma (cerca de 30 minutos). Espere amornar. Desenforme e deixe esfriar. Transfira o bolo para um prato grande e, sobre ele desenforme o bavarois e distribua as frutas ao redor. Decore com nozes moídas e sirva em seguida.

 

veja também