Biscoito holandês é chamado de stroopwafel

Biscoito holandês é chamado de stroopwafel

Atualizado: Sexta-feira, 2 Julho de 2010 as 10:32

Brasil chega às quartas de final na Copa do Mundo da África do Sul. Seu adversário desta sexta (2) será a Holanda e o jogo acontece às 11h. O time é forte e não é só dentro dos campos. Na cozinha, o país também bate um bolão, principalmente nas sobremesas. Esta receita é de stroopwafel, um biscoito típico holandês, muito parecido com o waffle americano. Na tradição, o doce pode ser recheado com caramelo. Mas você pode dar o seu 'jeitinho' e servir como quiser.  

Márcia Curvo, brasileira casada com holandês e residente no país europeu foi quem forneceu a receita ao R7. Ela é editora do site Brasileiros na Holanda e conta que foi difícil conseguir a receita.

- Stroopwafel é uma receita que passa na família, de pai para filho e ninguém fala sobre isso. Sempre mudam de assunto quando queremos saber como fazer essa bolachinha deliciosa.

Com muita luta, Márcia conseguiu e passou para a gente.

Ingredientes para a massa

250 g de farinha de trigo 125 g de manteiga derretida 75 g de açúcar cristal Um ovo grande 25 g de fermento seco para pão Uma colher (sopa) de água morna Modo de preparo

Dissolva o fermento seco na água. Misture a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, o ovo e por fim o fermento dissolvido. Misture tudo e deixe descansar entre meia e uma hora.  Enrole a massa e depois corte em bolinhas. Coloque as bolinhas em uma grelha própria para fazer waffles com temperatura bem alta e feche a grelha. Deixe assar por uns 30 segundos. Abra a grelha para retirar a massa e corte-a ao meio em duas fatias fininhas, que deverão receber o recheio de caramelo.

Ingredientes para o recheio

200 g de melado de cana 125 g de açúcar mascavo 100 g de manteiga derretida Uma colher (chá) de canela em pó Modo de preparo do recheio

Derreta o açúcar mascavo em uma panela, coloque a manteiga, a canela em pó e o melado e mexa bem até dar um ponto de calda mais encorpada. Espere esfriar e recheio o stroopwafel.

*Receita cedida pelo site Brasileiros na Holanda

veja também