Bobó de camarão

Bobó de camarão

Atualizado: Sexta-feira, 8 Janeiro de 2010 as 12

Creme de aipim

1 kg de cebolas picadas 1 kg de tomates maduros e firmes picados 2 pimentões verdes picados 4 colheres (sopa) de coentro picado 1 kg de aipim descascado 2 xícaras (chá) de azeite 1 litro de leite de coco Ensopado de camarão

2 kg de camarões grandes, sem casca e limpos 1 dente de alho picado 1 colher (sopa) de sal 2 colheres (sopa) de coentro picado 3 tomates maduros e firmes picados 3 cebolas picadas 1 pimentão verde picado 1/2 xícara (chá) de azeite 1 litro de leite de coco 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê Modo de preparo

Creme: misture os temperos (cebola, tomate, pimentão e coentro) com o aipim processado (veja como fazer em Pequenos Segredos). Leve ao fogo alto e adicione o azeite de oliva e o leite de coco, mexendo sempre para não colar no fundo da panela. Cozinhe por 10 minutos, sem parar de mexer, até soltar do fundo. Retire do fogo e reserve.

Ensopado: em uma panela funda, coloque os camarões, o alho, o sal, o coentro, os tomates, as cebolas, o pimentão e o azeite de oliva e leve ao fogo. Adicione o leite de coco aos poucos. Deixe cozinhando em fogo alto por 5 minutos e sem parar de mexer.

Junte o creme de aipim e deixe cozinhar mais 5 minutos, misturando bem. Antes de tirar do fogo, acrescente o azeite-de-dendê e mexa. Sirva bem quente, com arroz branco.

Dicas: O aipim pode ser ralado ou batido em pedaços pequenos no liquidificador junto com o leite de coco que está entre os ingredientes. Depois, faça a receita normalmente, mas sem adicionar mais leite de coco.

Preparo: Rápido (até 30 minutos)

Rendimento: 8 porções

Essa receita faz parte do livro Bahia, da coleção Cozinha Regional Brasileira, da Abril Coleções

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também