Bolo de cenoura para quem tem alergia alimentar

Bolo de cenoura para quem tem alergia alimentar

Atualizado: Terça-feira, 19 Maio de 2009 as 12

Ingredientes

para a massa

450 g de farinha de trigo com fermento 2 colheres (chá) de fermento químico 2 colheres (chá) de canela em pó 1/4 de colher (chá) de noz moscada ralada 1/2 colher (chá) de pimenta-dajamaica em pó 225 g de açúcar mascavo 250 ml de óleo vegetal (soja, milho ou girassol) 3 ovos ligeiramente batidos 225 g de cenouras cozidas frias em forma de purê 115 g de cenoura crua ralada 115 g de uvas-passas 55 g de coco desidratado, se tolerado 55 g de abacaxi em calda, drenado e amassado raspas bem finas de uma laranja para cobertura

250 g de cream cheese 500 g de açúcar de confeiteiro 180 g de manteiga sem sal 1 colher (chá) de essência de baunilha raspas de uma laranja uma boa pitada de canela Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com fundo removível de 23 cm de diâmetro com papel-manteiga.

2. Peneire a farinha, o fermento, a canela, a noz-moscada e a pimenta-da-jamaica. Junte o açúcar mascavo e misture bem.

3. Adicione o óleo, os ovos batidos, o purê das cenouras, a cenoura crua, os pinholes (se for o caso), as passas, o abacaxi e as raspas de limão. Misture bem. A massa ficará bem espessa e úmida. Ou misture todos os ingredientes num processador e bata bem.

4. Despeje a massa na fôrma. Leve ao forno e asse pelo tempo indicado, até que um palito enfiado no centro da massa saia limpo.

5. Deixe o bolo esfriando na fôrma por 15 minutos, coloque num aramado, retire o papel e deixe esfriar.

6. Para preparar a cobertura, bata todos os ingredientes no processador por 1 minuto, até ficar homogêneo. Espalhe na superfície do bolo frio. Para decorar, salpique a casca da laranja e a canela. Se for preciso, coloque na geladeira para firmar a cobertura.

Versão sem laticínios e oleaginosas

Este bolo não leva leite. Para fazer a cobertura, use cream cheese alternativo e, em vez de manteiga, use creme vegetal. Se preciso, adicione um pouco mais de açúcar de confeiteiro. Esta versão precisa de geladeira, pois a cobertura derrete em temperatura ambiente.

Versão sem ovos e oleaginosas

Prepare conforme a receita, mas aumente o fermento para 2 colheres (sopa). Junte o suco de laranja, além das raspas, e substitua os ovos por 3 colheres (sopa) de fécula de batata misturadas com 6 colheres (sopa) de água. Com cobertura sem leite e derivados, é ótimo para os veganos.

Versão sem glúten e oleaginosas

Prepare conforme a receita, mas use farinha branca sem glúten e aumente a quantidade de fermento para 3 colheres (sopa), mas veja se não contém glúten.

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