Bolo dois cremes

Bolo dois cremes

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 11:55

Ingredientes:

Massa:

. 2 xícaras (chá) de açúcar

. 5 colheres (sopa) de manteiga (100 g)

. 4 gemas

. 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

. 1 xícara (chá) de leite

. 1 colher (sopa) de fermento em pó

. 4 claras

Calda:

. 400 g de framboesas congeladas

. 1 xícara (chá) de açúcar

Creme:

. 3 gemas

. 2 e ½ xícaras (chá) de leite

. 3 colheres (sopa) de amido

. 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

. 2 anis estrelados

Cobertura:

. 400 g de chocolate ao leite picado

. 1 colher (sobremesa) de água

. 1 xícara (chá) de nata

. 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo:

Massa: Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga, adicione as gemas, uma a uma, a farinha, o leite e o fermento. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente. Coloque em uma fôrma de 24 cm de diâmetro e asse no forno preaquecido a 200°C por 30 minutos ou até, que espetando um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar, desenforme e corte em 4 discos.

Calda: Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo brando sem mexer, até dar ponto de calda, aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar.

Creme: No liquidificador, bata as gemas, o leite, o amido e o açúcar. Transfira para uma panela, coloque o anis e cozinhe no fogo brando, semparar de mexer até engrossar. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira até esfriar.

Montagem: Em um aro próprio para montagem de bolo, coloque o primeiro disco e distribua metade da calda. Coloque o segundo disco, espalhe ocreme e cubra com o terceiro disco. Regue com a calda e termine a montagem com o quarto disco. Leve à geladeira, enquanto prepara acobertura.

Cobertura: Em uma tigela, coloque o chocolate, a água e derreta em banho-maria. Sem parar de bater com um batedor de arame, junte a nata. Retire do fogo e misture a manteiga fria. Cubra o bolo e leve à geladeira por 3 horas.

Dicas: Se quiser, substitua a calda por geleia de framboesa.

veja também