Bolo para casamentos pode ser saboroso

Bolo para casamentos pode ser saboroso

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

Os bolos de casamentos chamam a atenção pelo tamanho e pela decoração. Alguns deles nem são tão saborosos como se espera, mas fazer um bolo bonito e delicioso é possível. Veja a receita de Soraya Dias de um pão de ló para sustentar a pasta americana. Você pode fazê-la para qualquer ocasião, não apenas em casamentos.

Receita para fazer o pão de ló

O bolo deve ser preparado com 24h de antecedência em relação à decoração.

Ingredientes:

Três ovos Três colheres de sopa de água Uma xícara e meia de açúcar Uma xícara e meia de farinha de trigo peneirada Uma colher de chá (cheia) de fermento em pó Modo de preparo:

Separe as gemas das claras. Em uma tigela, bata as gemas com a água até dobrarem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Adicione a farinha peneirada e o fermento, misture delicadamente e, por último, adicione as claras em neve. Asse em forno a 255º C em uma forma com 30 cm bem untada.

Forre a base de isopor com papel alumínio, monte uma camada de pão de ló umedecido com a calda de açúcar e uma de recheio. Aplique o barreado em todo o bolo para servir de base para a aplicação da pasta americana.

Recheio:

Use doce de leite industrializado ou cozinhe uma lata de leite condensado por 15 minutos em panela de pressão. Calda de açúcar (usada para fazer o barreado):

Um copo de água Quatro copos de açúcar 20 ml de essência de baunilha ou amêndoas Modo de preparo:

Ferva a água com o açúcar somente até levantar fervura. Adicione a essência e misture. Barreado (cobertura que fica entre a pasta e o bolo):

Calda de açúcar Lascas do próprio bolo Doce de leite Modo de preparo:

Dissolver as lascas de bolo na calda de açúcar. Quando estiver bem dissolvido, misturar o doce de leite e reservar.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também