Bolo trufado deixa qualquer mesa de festa mais bonita

Bolo trufado deixa qualquer mesa de festa mais bonita

Atualizado: Quarta-feira, 30 Junho de 2010 as 8:51

Nada de encomendar bolo em docerias. Aprenda esta receita trufada e faça a delícia em casa. O doce é trabalhoso mas vale a pena, pois fica bonito e enfeita qualquer mesa.

Ingredientes

Uma caixa de bolo industrializado sabor chocolate Uma caixa de industrializado sabor amêndoas Uma caixa de industrializado sabor baunilha Recheio:

600 gramas de chocolate amargo picado Uma lata de creme de leite com soro Uma cálice de licor de amêndoas ou chocolate Uma colher (chá) de baunilha Uma colher (café) de essência de amêndoas amargas Uma lata de doce leite de corte (aproximadamente 395 gramas) Duas colheres das de sopa de gelatina incolor dissolvida conforme instruções na embalagem Chantilly:

500 ml de creme de leite fresco bem gelado Três colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado Essência de baunilha a gosto Crocante:

Dua xícaras (chá) de açúcar Uma xícara (chá) de amêndoas picada Uma colher das (chá) de manteiga sem sal Manteiga sem sal para untar pedra mármore Uma colher das de sopa de leite em pó Decore a gosto com amêndoas, chantilly, creme trufado, raspas de chocolate e crocante. Modo de preparo

Chantilly:

Bata todos os ingredientes bem gelados até começar formar ondas.

Recheio:

Derreta o chocolate com o creme de leite em banho Maria ou no micro-ondas. Adicione os ingredientes restantes e misture bem. Deixe esfriar em geladeira coberto com filme plástico. Depois de bem frio bata em batedeira até ficar cremoso.

Crocante:

Derreta o açúcar em fogo brando até formar um caramelo. Retire do fogo acrescente a manteiga e as amêndoas, misture rapidamente e despeje em mármore untado. Deixe esfriar pique ou triture em pedaços pequenos e misture com o leite em pó.

Montagem:

Corte os bolos em fatias finas. Em uma forma de fundo removível disponha todas as fatias de bolo de amêndoas, espalhe uma camada de creme trufado, uma camada de chantili e crocante. Disponha todas as fatias de bolo de baunilha, espalhe uma camada de creme trufado, uma camada de chantili e crocante. Disponha todas as fatias de bolo de chocolate, espalhe uma camada de creme trufado, uma camada de chantili e crocante. Termine com o creme trufado e leve a geladeira coberto com filme plástico. Leve a geladeira por seis horas. Desenforme e cubra as laterais com creme trufado ou chantili decorando com o crocante a gosto.

Rendimento: dez porções

Grau de dificuldade: médio

Tempo de preparo: 50 minutos

*Receita cedida pela Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias)

veja também