Bonito, saboroso e saudável. Será que é possível?

Bonito, saboroso e saudável. Será que é possível?

Atualizado: Segunda-feira, 7 Abril de 2008 as 12

Curso presencial em São Paulo, transmitido ao vivo para Belo Horizonte, Cuiabá e Curitiba, inclui apostila com aulas, receitas e certificado

O Ganep Nutrição Humana promove, dia 26 de abril, o curso Gastronomia Molecular - o encontro da ciência com a arte em prol da saúde, ministrado pelas nutricionistas Andréa Esquivel e Maria Izabel Lamounier Vasconcelos, do Departamento de Cursos de Pós-graduação do Ganep, apresentarão as principais técnicas e conceitos de gastronomia sob a ótica da ciência.

De acordo com Andréa Esquivel, pós-graduada em marketing e especialista em gastronomia e gastroenterologia, por meio de pequenas alterações em ingredientes ou até mesmo no preparo de um prato, é possível obter inúmeros benefícios à saúde.

"A física e a química podem estar a favor da saúde, disponibilizando os nutrientes da maneira mais adequada possível. Podemos enriquecer a comida não apenas substituindo ingredientes, mas também pela maneira de prepará-los".

Outro aspecto que será abordado é a importância de aguçar os cinco sentidos à mesa. "Aroma, paladar, textura, aparência, quanto mais os sentidos são despertos melhor a digestibilidade e a absorção, maior a saciedade e menor o volume que será ingerido. Assim, se deixamos de estimular um dos sentidos, também deixamos de lado uma grande chance de proporcionar prazer a quem está comendo".

Além de dicas simples e descontraídas, Andréa também contará um pouco da historia da gastronomia e da alimentação.

O curso é voltado a nutricionistas, médicos, profissionais e estudantes da área da saúde em geral e também do setor alimentício, chefs de cozinha e todos os interessados em gastronomia.

Informações e inscrições em (11) 3284-6318.

Mitos e Verdades

Segundo a especialista, não basta preparar um prato bonito, saboroso e utilizar apenas ingredientes saudáveis. Sem a correta orientação, um pequeno detalhe no preparo pode colocar em risco as propriedades nutricionais daqueles ingredientes.  

"Um bom exemplo disso é o licopeno. Embora pesquisas atestem que a substância, presente no tomate, previna o câncer de próstata, não adianta comer um monte de tomates, pois o licopeno tem pouca disponibilidade na fruta in natura. A maneira de tirar proveito destes benefícios do licopeno é na forma de molho que, sem grande parte da água presente no tomate, o licopeno fica muito mais concentrado e disponível. E é possível potencializar ainda mais acrescentando azeite ao molho?.

Outro equívoco comum é a idéia de que para uma culinária saudável basta substituir ingredientes calóricos por outros mais light. "Os valores de minerais e vitaminas nas tabelas nutricionais devem servir para orientação, mas com cautela, pois as condições de plantio variam. Vegetais, por exemplo, só serão ricos em ferro se o solo onde estiverem plantados tiver ferro. O mesmo acontece com os alimentos produzidos em hidroponia".

Programa

Conceitos de gastronomia, gastronomia molecular e nutrição Aspectos históricos e culturais da alimentação e definição dos conceitos gastronômicos História da alimentação, da gastronomia e da aplicação da ciência na culinária. Características sensoriais de preparações culinárias.  ?Preparando e comendo com os sentidos? Técnicas para compreender processos químicos e físicos dos alimentos na culinária. Conceitos de Técnicas dietéticas e Técnicas culinárias Composição Nutricional e Fitoquímica de alimentos importantes para a saúde Biodisponibilidade dos nutrientes, a nova visão da nutrição e da gastronomia. A gastronomia Nutritiva Diferentes métodos de cocção e a biodisponibilidade dos nutrientes e fitoquímicos presentes nos alimentos e algumas técnicas culinárias para preservação dos nutrientes Degustação de algumas preparações Gastronomia Molecular - o encontro da ciência com a arte em prol da saúde Data: Sábado, 26 de abril de 2008

Horário: Das 9h às 17h

Locais:

São Paulo (presencial): Escola Paulista de Direito - Salão Nobre. Endereço: avenida da Liberdade, 956 - Liberdade - São Paulo - SP Belo Horizonte: Instituto Alfa de Gastroenterologia - Hospital das Clínicas - UFMG - Rua Prof. Alfredo Balena, 110 - 2º andar - Auditório J. Romeu. Curitiba: NUTROPAR, Rua Bruno Filgueira, 2495 Cuiabá: Hospital Santa Rosa, Rua Adel Maluf, 119 Informações e inscrições: (11) 3284-6318

veja também