Bota sal nesse café

Bota sal nesse café

Atualizado: Quinta-feira, 11 Novembro de 2010 as 12:12

Sempre associado à doçura, seja em bebidas ou receitas, o café nasceu como uma espécie de "snack" de uma tribo no interior da Etiópia. Acredita-se que um povo nômade utilizava a polpa da fruta como tira-gosto e também misturada à banha para suas refeições. Somente mais tarde, os locais foram descobrir que a fruta poderia render uma bebida que se eternizou e se disseminou por todo o mundo. Ou seja, a relação do café com o sabor salgado é antiga, apesar de pouco usual atualmente.

Na cozinha contemporânea, os chefs têm se arriscado mais em pratos que utilizam o grãozinho e perceberam que o café também se presta muito bem para enriquecer receitas salgadas. Do começo ao final da refeição, de molhos de saladas e de carnes à composição de massas, marinadas e cremes, tudo pode levar o toque desse ingrediente.

De sabor intenso e rico, a bebida, no entanto, deve ser usada com parcimônia e buscando harmonia com outras notas. Pode ser usada em forma de expresso, mas, em geral, é aproveitada em sua versão coada, por ser mais delicada. É o caso da deliciosa receita desta semana, que leva o café coado quente. Espero que gostem.

Risoto de café

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de funghi seco 4 xícaras (chá) de água morna 4 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola pequena picada 2 dentes de alho picados 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 2 xícaras (chá) de vinho branco seco 2 xícaras (chá) de café coado quente 1 colher (chá) de cominho em pó 2 colheres (sopa) de cebolinha Sal a gosto 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Modo de preparo

Coloque o funghi seco de molho na água morna por 15 minutos. Derreta metade da manteiga e frite a cebola e o alho. Junte o arroz e frite mais um pouco. Acrescente o vinho e cozinhe até secar. Adicione o funghi junto com a água e o café, aos poucos, mexendo sempre até chegar ao ponto. Tempere com o cominho, a cebolinha e o sal. Quando estiver quase seco, desligue e misture a manteiga restante e o queijo. Sirva a seguir.

veja também