Brasil inova com hambúrguer de banana verde

Brasil inova com hambúrguer de banana verde

Atualizado: Quinta-feira, 23 Abril de 2009 as 12

Que tal um sanduíche feito com hambúrguer de banana verde? Antes que seu filho faça careta, pode dizer a ele que a invenção foi idéia de outros estudantes que, como ele, não dispensam uma opção prática do lanche. Premiado com o terceiro lugar na 2ª Feira Tecnólogica do Centro Paula Souza, o hambúrguer de fruta foi desenvolvido por alunos de Tecnologia do Agronegócio da Fatec Itapetininga.

A receita combina polpa de nanica verde, como ingrediente principal, e proteína de soja texturizada. O alimento tem baixo índice glicêmico e, por isso, pode ser consumido por diabéticos do tipo 2. O hambúrguer vegetariano ainda contém amido resistente, ideal para pessoas que querem controlar o peso, e alto teor de cálcio, ferro, fósforo, e vitaminas A, B1, B2 e C.

"Pensamos em ter as cooperativas das áreas produtoras de banana processando o hambúrguer", diz a tecnóloga Bruna Renzano, uma das autoras do projeto. A iguaria foi testada por jovens entre 14 e 22 anos e o sabor recebeu aprovação (muitos alunos nem notaram a diferença do hambúrguer de banana, comparado ao tradicional). Atualmente, uma ONG ligada aos bananicultores do Vale do Ribeira, a Fartura Alimentos, está trabalhando para reproduzir o projeto na região.

veja também