Britânicos mais dedicados e exóticos que franceses

Britânicos mais dedicados e exóticos que franceses

Atualizado: Terça-feira, 9 Março de 2010 as 12

Os franceses, que muitas vezes se orgulham da sua gastronomia, passam menos tempo na cozinha do que os britânicos e preparam pratos menos exóticos, segundo uma sondagem hoje divulgada.

De acordo com os resultados apurados, 72% dos britânicos cozinham diariamente em casa, contra 59% dos franceses.

A sondagem, realizada entre um público particular - os leitores de Madame Fígaro e os do suplemento de culinária da BBC, Olive - concluiu também que, quando estão na cozinha, 50% dos britânicos passam 30 minutos a cozinhar, enquanto só 27 por cento dos franceses demoram esse tempo.

Por outro lado, os franceses comem em média no restaurante três vezes por mês, contra as duas vezes dos britânicos.

Para os britânicos da revista Olive, o crepe suzette é o prato mais emblemático da cozinha francesa, mas os franceses consideram que a sua tradição culinária está melhor representada pela vitela, logo seguida do "foie gras".

Os leitores de Madame Figaro elegeram o "Christmas pudding" como símbolo da gastronomia britânica, mas os britânicos atribuem esse título a um assado com "Yorkshire pudding", seguido do "fish and chips" e do pequeno almoço inglês, com feijão, ovos, salsichas e "bacon".

Para o director de Madame Fígaro, Sébastien Stehli, tanto a cozinha francesa como a britânica estão cada vez mais internacionais, abertas e curiosas relativamente a outras culturas e, por isso, menos nacionalistas.

A sondagem foi realizada em Janeiro, junto de 2061 leitores da revista da BBC e 1.345 de Madame Fígaro.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também