Cação ou tubarão? Os dois cabem no seu prato

Cação ou tubarão? Os dois cabem no seu prato

Atualizado: Sexta-feira, 26 Março de 2010 as 12

Ficou na dúvida entre escolher o cação ou o tubarão para o cardápio da dieta? Confusões a parte, as duas denominações podem ser utilizadas para a espécie. A diferença é que, em geral, o tubarão é um peixe de grande porte e pouco comum em nosso litoral, já o cação são aqueles de pequeno porte e encontrados com abundância na costa brasileira.

Uma dica importante é investigar a procedência do peixe antes de comprá-lo. "Por não possuir escamas, o cação está mais suscetível à contaminação por metais pesados e toxinas. Elas funcionam como uma barreira natural de impurezas", explica a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria e Nutrição de São Paulo.

Como preparar: com a posta do cação faz-se ensopados, grelhados ou assados.

Cação ao pizzaiolo

Ingredientes

600 g de posta de cação 1 colher (chá) de azeite para untar ½ cebola cortada em anéis 2 dentes de alho picado 2 tomates maduros em rodelas 1 colher (chá) orégano 80 g de ricota defumada ralada 1 colher (sopa) azeite de oliva Sal a gosto Modo de Preparo

Unte um refratário com azeite, disponha as postas de cação, tempere com sal. Cubra com as rodelas de cebola, o alho picado e os tomates. Tempere novamente com sal e orégano, espalhe a ricota e regue com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por aproximadamente 25 min. Sirva quente.

Rendimento: 4 pessoas

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também