Caldinho de mocotó

Caldinho de mocotó

Atualizado: Sexta-feira, 14 Janeiro de 2011 as 12:11

Ingredientes:

1 pé de boi (mocotó) 1 limão 2 folhas de louro 2 folhas de limão cravo 1 cebola 3 tomates 1 pimentão verdes 5 dentes de alho 200g de farinha de trigo 40ml de vinagre de maçã 1colher de chá de colorau 1colher de chá de semente de coentro 1 colher de café de pimenta-do-reino 1colher de sopa rasa de cominho 1 litro de caldo de galinha caseiro Sal e pimenta a gosto Cebolinha verde Coentro em folhas Modo de Preparo:

Lave bem o pé de boi, esfregando-lhe um limão. Leve à panela de pressão com bastante água e três folhas de louro. Cozinhe até que a carne esteja macia, saindo dos ossos. Descarte a camada de gordura que se forma na superfície.

Tire os ossos, corte os pedaços maiores de carne e junte ao caldo. Bata no liquidificador com ½ litro de caldo de galinha, o alho, os tomates, a cebola e o pimentão, o coloral, o cominho, a pimenta e o vinagre, junte ao caldo do mocotó e deixe ferver.

Dissolva a farinha em ½ litro de caldo de galinha, bata no liquidificador e junte ao caldo lentamente para não formar grumos. Deixe cozinhar por mais 20 minutos. Acerte o sal, junte o cheiro-verde (indispensável) e sirva com molho de pimenta, limão e farinha de mandioca à parte.

Receita do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, em São Paulo

veja também